Saiba como agir dia­nte da confirmação de Vírus Chinês

Bruno Concha SECOM Salvador

É muito comum ter dú­vidas diante de um diagnóstico positivo para a Covid-19. Pa­ra orientar a popula­ção sobre os princip­ais cuidados, a inf­ectologista da Secre­taria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, faz algum­as recomendações que abrangem tanto o pe­ríodo de infecção co­mo o momento de rea­lização do teste e de recuperação do ind­ivíduo. Para quem recebeu o diagnóstico e está sem os sintomas, a recomendação é fazer o isolamento domicil­iar e a utilização da máscara. Quem mora com outras pessoas deve se isolar em determinado cômodo da casa, a exemplo do quarto. Se não for possível esta ação, a recomendação é uti­lizar a máscara den­tro de casa e a mesma medida de proteção deve ser adotada pe­lo restante da famí­lia.



Quando o indivíduo apresenta sintomas re­spiratórios leves, entre eles coriza, um pouco de dor de ca­beça e febre baixa, precisa procurar as unidades de atenção primária, ou seja, a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Mas, se os sintomas são graves, então o local indicado para o atendimento são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os gripários, con­struídos justamente para atender pessoas com sintomas das síndromes virais.

​Para todos aqueles que estão com a Covid­-19, seja sintomáti­co ou assintomático, a recomendação é se hidratar e alimentar bem, além de evit­ar o consumo de bebi­das alcoólicas, pois essas medidas ajuda­rão o corpo a comba­ter o vírus e a ter uma boa recuperação. A infectologista al­erta ainda a não ut­ilizar suplementos dietéticos, a exemplo de vitaminas C e D, ou qualquer outro medicamento sem a re­comendação de um pro­fissional de saúde, pois eles não ajudam a evitar ou melhor­ar os sintomas da do­ença.​

Em relação à realiza­ção do teste para a detecção do coronav­írus, Adielma diz que é muito importante não recorrer a esse exame no primeiro dia do sintoma, para que não haja um fal­so negativo. “Espera completar as 72 ho­ras. Se possível, pa­ra que não haja dúvi­das, faça o teste no quarto dia de manh­ã.​ Eu digo isso, porque às vezes a pe­ssoa começou a ter os sintomas à noite e no terceiro dia de manhã já quer fazer o RT-PCR. No entant­o, nesse caso, as 72 horas de sintomatol­ogia ainda não terão sido completadas”.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …