Saiba como ingressar na carreira de bombeiro militar

Considerada a instituição mais confiável pelos brasileiros desde 2009, o Corpo de Bombeiros celebra, neste domingo (2), o seu dia. Em 2016, o Índice de Confiança Social, medido pelo Ibope, indicou que os bombeiros lideravam o topo da lista de instituições, seguido por igrejas, Forças Armadas e meios de comunicações. Não à toa, a carreira atrai milhares de brasileiros que querem trabalhar para salvar vidas.

Crédito: Agência Brasil

Para entrar no Corpo de Bombeiros é preciso passar por concurso público realizado pelos estados e pelo Distrito Federal. Geralmente o processo tem quatro fases.

Na primeira delas são realizados provas de conhecimentos gerais e específicos, com questões objetivas e redação. Os candidatos aprovados nessa etapa são submetidos a teste físico, em que devem demonstrar que têm condições de realizar atividades como corrida, elevação do próprio corpo e natação. “Não adianta se preparar na iminência do edital. O candidato tem que vir se preparando há pelo menos um ano”, aconselha o Tenente Luciano Mendes, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Depois do teste de aptidão física, ocorre fase da sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato. A intenção é verificar se os candidatos já tiveram ou têm envolvimento com qualquer crime ou contravenção penal, o que não é admitido na carreira militar. O tenente explica, no entanto, que para desclassificar uma pessoa é levada em consideração a condenação por algum ato e não apenas o processo em andamento.

Na quarta fase do concurso é feita uma avaliação médica do candidato para examinar as condições de saúde física e mental por meio de uma bateria de exames. Durante essa avaliação, é feito o cálculo do Índice de Massa Corporal. Segundo o subtenente, quem estiver acima do peso não é admitido. Por fim, é verificado se os candidatos têm alguma tatuagem que faça apologia ao crime, ao racismo ou atente contra as instituições democráticas. Caso isso seja confirmado, eles são desclassificados.

Os aprovados em todas as etapas iniciam o curso de formação com duração de dois anos. Os candidatos devem se dedicar exclusivamente às aulas. Durante esse período, eles recebem uma remuneração de acordo com a Lei de Remuneração do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …