Saiba quais gestos devem ser evitados em fotos e vídeos para não provocar facções criminosas na Bahia

Reprodução TV Bahia

A execução dos irmãos Daniel e Gustavo Natividade, dois jovens inocentes envolvidos com o bloco afro Malê Debalê, trouxe à tona a trágica realidade de como gestos simples podem ser mal interpretados em regiões dominadas pelo crime organizado. Ambos foram mortos por traficantes do Comando Vermelho (CV) após serem vistos fazendo o “sinal do 3” em uma foto, gesto que os criminosos associaram ao grupo rival Bonde do Maluco (BDM).

Esse fato escancara a brutalidade com que essas facções lidam com o menor sinal de desrespeito ou associação ao inimigo, mesmo que seja fruto de um mal-entendido.

A guerra entre facções na Bahia tem transformado simples sinais, como gestos com os dedos ou até mesmo tatuagens, em códigos de vida ou morte. Gestos que antes eram vistos como descontração ou símbolos de paz, agora podem ser mal interpretados como apoio a grupos criminosos.




Para muitos moradores de bairros periféricos o cuidado em evitar qualquer associação é constante. Até mesmo escolhas simples, como cortes de cabelo ou tatuagens, são feitas com cautela para não provocar a ira dos traficantes locais.

A situação tem se agravado com o passar do tempo, e os símbolos usados pelas facções não se limitam a gestos. Traficantes têm se apropriado até de desenhos populares, como o Mickey Mouse, e transformado essas imagens em marcos de identificação, o que coloca em risco a vida de pessoas inocentes que, sem saber, acabam usando roupas ou exibindo símbolos associados às facções.

Essa realidade violenta tem levado a um aumento de mortes e execuções brutais em todo o Estado da Bahia.

.

.

(Com informações do Correio)




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …