Saiba quem é o libertário Daniel Noboa, eleito presidente do Equador




Daniel Noboa, filho de um dos homens mais ricos do Equador, conquista a presidência do país aos 35 anos, com 52,2% dos votos. O libertário assume o cargo em um cenário marcado pela violência política e promete enfrentar a crescente insegurança e o aumento da influência dos cartéis de drogas. Ele derrotou a candidata Luisa González, representando uma alternativa ao “correísmo”, que obteve 47,7% dos votos.

Noboa assume o cargo com a difícil tarefa de lidar com o aumento da violência no país, que se tornou evidente após o trágico assassinato do presidenciável Fernando Villavicencio por narcotraficantes durante um comício em agosto. Durante a campanha, tanto Noboa quanto seus adversários votaram usando coletes à prova de balas e estavam acompanhados por guarda-costas armados, clamando pelo fim da violência em uma nação com 16,9 milhões de habitantes.

O novo presidente governará o Equador por quase 17 meses, até o final do mandato do presidente de direita Guillermo Lasso, que convocou eleições antecipadas para evitar um impeachment devido a acusações de corrupção pelo Congresso. A campanha eleitoral foi marcada pela violência política, com oito candidatos assassinados, incluindo Fernando Villavicencio.

Reuters

Daniel Noboa se comprometeu a combater o crime e os cartéis de drogas, pois os homicídios quadruplicaram no país entre 2018 e 2022, atingindo 26 por cada 100 mil habitantes. Especialistas alertam que esse número pode subir para 40 este ano, com gangues ligadas a cartéis mexicanos e colombianos disputando o mercado de drogas e usando prisões como centros logísticos, resultando em confrontos mortais que custaram a vida de mais de 460 detentos desde 2021.

O libertário faz parte da terceira geração de uma família de empresários multimilionários de Guayaquil. Seu avô, Luis Noboa Naranjo, foi considerado o homem mais rico do Equador e fundou a Exportadora Bananera Noboa. Seu pai, Álvaro Noboa Pontón, expandiu o negócio, controlando uma rede multinacional de empresas sob o Grupo Noboa.

Apesar de sua experiência política limitada, Noboa enfrentará um mandato complexo como o presidente mais jovem da história do Equador. Ele assume o cargo em meio a desafios significativos, incluindo a luta contra a violência e a criminalidade, além de questões econômicas e sociais prementes. O país acompanhará de perto seu desempenho nos próximos anos, enquanto ele busca cumprir suas promessas de um “Novo Equador”.




.

.

.

.

.

.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …