Salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Aquático (Salvamar), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), participam até esta quarta-feira (19) do 2º Campeonato Baiano de Salvamento Aquático. O evento conta com o apoio da Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa) e do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros da Bahia (GMAR), e visa integrar os salva-vidas de todo o estado, difundindo as técnicas de salvamento aquático, além de enfatizar a importância da prática de esportes.
Na manhã desta terça-feira (18), o evento ocorreu na praia da Terceira Ponte, em Jaguaribe, com uma prova de mil metros de nado contra a correnteza. Já às 13h, os salva-vidas farão prova semelhante na piscina olímpica da Sudesb, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). No dia 19, a partir das 8h, os participantes voltam ao mar, dessa vez para as provas específicas de salvamento aquático com uso de pranchões e salsichões, comumente usados nos resgates a vítimas.
Segundo Luís Antônio Pinho, salva-vidas e membro da coordenação da Salvamar, é importante essa aproximação porque se torna uma troca de experiências. “Com eventos desse tipo, os salva-vidas se valorizam. Faz com que se predisponham a treinar, colocando corpo e mente em dia”, disse. “A intenção é tentar melhorar cada dia mais a rotina. Por ser uma data próxima do verão, fica o legado para que todos estejam mais capacitados para os salvamentos e aproximação com os banhistas”, pontua o coordenador da Salvamar, João Luiz Moraes.
Simpósio – Os salva-vidas também participaram na segunda-feira (17) do II Simpósio de Salvamento Aquático, no auditório da Faculdade Social da Bahia (FSBA), em Ondina. No simpósio, foi abordado não só o salvamento aquático no mar, mas também em lagoas, rios, piscinas e outros locais de risco. Foram discutidas ainda questões relativas a primeiros socorros e a regulamentação da profissão.