Salvador celebra São Francisco Xavier no dia 10

Crédito: Antonio Queirós/Secom/CMS

As homenagens ao padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier, começaram na segunda-feira (1º), com novenas, celebrações e atividades religiosas na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.

De acordo com a programação oficial do evento, neste ano, a imagem de São Francisco Xavier chega à Câmara Municipal às 16h da próxima terça-feira (9).

A festa religiosa de São Francisco Xavier completará 331 anos na próxima quarta-feira (10). A partir das 15h, vereadores e servidores da Casa Legislativa seguirão em procissão com a imagem do padroeiro de Salvador até a Igreja São Pedro dos Clérigos. A missa solene será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e cantada pelo Coral da Câmara Municipal de Salvador.

Proteção

Nos tempos coloniais e do Brasil Império, Salvador foi assolada por duas pestes: uma em 1686, pela febre amarela, e a outra, em 1855, pela cólera morbus. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas sugeriram à população que implorasse pela intercessão do Santo. Os atendimentos foram imediatos e as pestes cessaram.

Por conta de um movimento popular, as autoridades da capital baiana pediram ao papa para que São Francisco Xavier fosse declarado padroeiro da cidade. Em bula solene, no dia 10 de maio, o pleito foi atendido.

Desde então, a cada ano, sempre no dia 10 de maio, missa e procissão pelo Terreiro de Jesus marcam este momento de renovação da fé cristã. A Câmara Municipal sempre esteve presente nesta celebração, atuando como protagonista ao lado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Há mais de três séculos, vereadores, populares e religiosos pedem proteção e dias melhores para a cidade.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Cotado como “Bukele da Bahia”, ACM Neto reúne Sérgio Moro, Ronaldo Caiado e ex-Bope Rodrigo Pimentel para expor tragédia petista

ACM Neto já escolheu o tema que vai incendiar a campanha de 2026: segurança pública. …