Salvador conta com moderna estrutura de monitoramento das chuvas

Desde 2016, Salvador conta com um moderno sistema de monitoramento e acompanhamento das condições climáticas, assim como o alerta das situações que podem causar riscos à população no período chuvoso. É o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), que funciona na sede da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A instalação do Cemadec teve investimento municipal de cerca de R$ 4,5 milhões.

A estrutura integra a modernização da Defesa Civil, que passou a produzir previsões climáticas precisas e indispensáveis ao monitoramento das áreas com maior risco. Dentro do Cemadec funciona o Sistema de Alerta e Alarme, composto por oito sirenes distribuídas em seis localidades da capital baiana – Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede (duas sirenes), Baixa de Santa Rita, Vila Picasso (duas) e Calabetão. Aliado às sirenes, que emitem as alertas de risco, há 38 pluviômetros que permitem aferir os índices pluviométricos em tempo real. “O Cemadec é muito importante para a cidade, porque permite fazer o acompanhamento da situação meteorológica da cidade, além de alertar as pessoas que vivem em áreas de risco. A equipe trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana para fazer esse moderno sistema funcionar”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …