Salvador recebe 4ª edição do maior evento de criatividade e mídia do Norte e Nordeste

O Salvador Creativity and Media Festival (Scream) chega à quarta edição em 2021, após três edições de sucesso, que somam quase 10 mil inscritos. A iniciativa acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, das 9h às 18h, em três locais do Centro Histórico da cidade, que são o Fera Palace Hotel, Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos.



O Scream Festival 2021 vem com a temática “Novas formas do agora”, que tem o propósito de entender, debater e fomentar o mercado criativo e empreendedor, a partir das tendências na sociedade, que caminha para o pós-pandemia. O evento é realizado anualmente pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Para a presidente da ABMP e idealizadora do festival, Ana Coelho, a importância maior do evento é enxergar o potencial da cidade para a economia criativa.

“A gente sempre teve um potencial criativo e o Scream é uma vitrine desse valor tão cultural e tão nosso, que extrapola o mercado publicitário, indo além. Por isso temos tantos debates plurais, ouvindo e debatendo opiniões diferentes, é um palco muito rico neste sentido”, disse Ana.

Sobre a parceria com a Prefeitura através da Saltur, a idealizadora afirma que gestão municipal soube enxergar, nessa união com a ABMP, que Salvador precisava de um evento assim. “Desde a primeira até esta quarta edição sinto uma evolução. Como um festival de criatividade, o mais importante do Norte / Nordeste, temos que trabalhar para Salvador ser o polo criativo do Brasil e ser reconhecido”.

Ela lembra ainda que o evento é feito não por uma empresa, mas por diversos apoiadores, com uma curadoria democrática que ouve as pessoas e pelo interesse de todos.

Estratégia – Segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington, desde 2018, quando a primeira edição foi realizada, havia um conceito de se ter em Salvador uma plataforma de eventos diversificada. Para ele, faltava um evento que valorizasse a criatividade, inspirando pessoas, organizações, empresas e jovens e os levassem a ampliar a compreensão da importância da criatividade para o mercado de trabalho. O gestor ressalta que é preciso atrair mais talentos para a cidade, que já produziu um elenco de criativos importantes, a exemplo de Nizan Guanaes e tantos outros que atuaram no mercado, uma geração de empreendedores que têm baianos de destaque.

“A ideia é que tenhamos anualmente esse fórum de discussão, trazendo nomes dos mais variados setores, inspirando pessoas a empreender, a ter preocupação com a questão social, socioambiental, fazer os negócios de forma justa, pensar no desenvolvimento econômico, social e sustentável em todas as dimensões”, explicou.

De acordo com Edington, quando se vê uma geração de jovens preocupada em ter modelo de negócios sustentáveis, relações colaborativas, isso estimula o mercado a caminhar para outro conceito de desenvolvimento.

“O Scream estimula as pessoas a uma nova forma de fazer negócio, de forma sustentável, criativa, inovadora, é uma mensagem forte, e um dos grandes ativos é a diversidade no sentido mais amplo”.

Participantes – O evento contará com mais de 50 palestrantes já confirmados, entre nomes nacionais e internacionais, que vão falar sobre comunicação, comportamento, arte, moda, economia, gastronomia, diversidade, tecnologia, inovação, cultura, empreendedorismo e muito mais. Entre as presenças confirmadas estão a da atriz e apresentadora Carolina Ferraz, o radialista baiano Mário Kertész, o ator do Bando de Teatro Olodum e criador do projeto Culinária Musical, Jorge Washington, o administrador e criador de conteúdo da página Belezas do Subúrbio, Anderson Simplício e o comunicólogo e um dos principais nomes da luta em prol da comunidade LGBTQIAP+ em Salvador, Genilson Coutinho.

Pela primeira vez como palestrante do evento, o afrochef Jorge Washington tomou como surpresa o convite para o evento. “Nossa, olha onde eu tô”, pensou ele. O ator conta que começou o Culinária Musical de forma despretensiosa e hoje, com quase cinco anos de projeto, percebeu estar no caminho certo.

“Este festival é de uma importância grande, a visibilidade que dá aos projetos é ampla, principalmente um projeto de cultura negra, de memória, de reverenciar a cultura ancestral. Estar num festival como esse, falar para as pessoas é uma felicidade”.

Do Subúrbio Ferroviário para as redes sociais. Com pouco mais de 200 mil seguidores, Anderson Simplício participa pela segunda vez do festival.

“Eu acho massa poder participar representando o subúrbio, mostrando que a periferia tem potencial grande, tem o que falar e apresentar nas redes sociais. Fico feliz e lisonjeado por representar essas pessoas, a cultura do suburbano que é tão rica”.

Inscrições – Em 2021, o Scream será de forma 100% presencial para os participantes, seguindo todas as regras de prevenção à Covid-19 e híbrido para os palestrantes. As inscrições custam R$50 (meia) e R$100 (inteira) e podem ser feitas através do site Symple. Na edição de 2020, o Scream foi 100% on-line devido aos protocolos de saúde em razão da Covid-19. Gratuito, somou mais de três mil pessoas inscritas, com recorde de 137 palestrantes em 55 painéis e palestras.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …