Salvador registra menos acidentes no trânsito, só que com maior gravidade

Durante o período da pandemia do novo coronavírus, o fluxo de veículos nas vias de Salvador caiu cerca de 40%. Isso refletiu na quantidade vítimas de acidentes registradas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Entre 16 de março e 30 de junho deste ano, 481 pessoas foram vítimas de acidentes, contra 1.403 do mesmo período de 2019 (redução de 66%). Porém, a taxa de fatalidade aumentou.

No período analisado, foram 31 mortes no trânsito este ano, contra 39 em 2019. Se levado em conta o índice proporcional, ou seja, a quantidade de vítimas fatais em comparação com o total de vítimas, a taxa de mortalidade foi maior em 2020. Este ano, a letalidade nos acidentes de trânsito foi de 6,4%, contra 2,8% em 2019, o que representa um aumento de 129%. Isso leva a crer que os acidentes registrados foram de maior gravidade. “Percebemos que, com as vias mais vazias, os condutores cometeram mais infrações, como acelerar além do permitido e avançar o sinal vermelho. Essas duas infrações são umas das principais causas de acidentes graves no trânsito”, explica Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

De janeiro e junho de 2019, a Transalvador registrou 139.668 infrações por excesso de velocidade, contra 186.165 este ano, um aumento de 33% no número de autuações. Já para avanço de sinal, esse crescimento foi ainda maior. Entre janeiro e junho de 2019, a autarquia de trânsito registrou, através da fiscalização eletrônica, 8.365 condutores que não respeitaram o sinal vermelho para passagem de veículos. Em 2020, o número saltou para 14.703, 76% a mais apenas neste primeiro semestre.

“Esperamos que, com o retorno gradual das atividades e aumento no fluxo de veículos, as pessoas redobrem a atenção no trânsito. Condutores e pedestres não podem se descuidar e adotar comportamentos imprudentes nas vias. O nosso sistema de saúde está comprometido em função do novo coronavírus e devemos evitar o colapso”, alerta Müller.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …