Salvador vai ganhar estátua de Mahatma Gandhi em homenagem ao líder indiano

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

Salvador vai ganhar uma estátua do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi em meados de 2018. A informação foi confirmada pelo ministro conselheiro da Índia, Abhay Humar, durante reunião com o líder do Governo na Câmara de Salvador, vereador Henrique Carballal (PV), na manhã de quarta-feira (1º), no Salão Nobre da Casa.

“A estátua será feita na Índia e embarcará de navio para o Brasil. A Prefeitura de Salvador vai receber o monumento e será responsável pela sua manutenção”, afirma Carballal, ao acrescentar que o monumento será instalado Praça da Inglaterra, no Comércio.

De acordo com o ministro indiano, Salvador foi escolhida para receber a estátua “por ser a sede do Afoxé Filhos de Gandhy e por ter uma ligação com o estado indiano de Goa, tendo, inclusive, construções com características semelhantes às do Centro Histórico de Salvador, apesar de ter sido colonizada por ingleses”.

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

Conforme Carballal, há um processo de negociação para tornar Salvador e Goa cidades irmãs. O vereador falou ainda sobre a intenção de “organizar visitas de delegações de empresários de Salvador e de Goa para fomentar negócios entre as duas cidades”.

Praça da Inglaterra

Para que a Praça da Inglaterra receba a estátua de Gandhi, a Prefeitura de Salvador executará obras no local. De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield, serão instaladas pedras portuguesas brancas e vermelhas, “bancos bem leves” e haverá intervenções paisagísticas. “A intenção é valorizar o espaço onde ficará instalada a estátua, promovendo conforto para as pessoas que frequentarem o local”, afirma.

Presente também à reunião, o presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira, manifestou a felicidade do grupo com a homenagem. “Os Filhos de Gandhy levam, desde 1949 e com muito orgulho, o nome do pai da Índia para o Carnaval da Bahia e para o mundo”, disse.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Obra segue em ritmo acelerado na Gerino de Souza, Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços …