Salvamar alerta para alto número de afogamentos na capital

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou, somente no último fim de semana, 25 ocorrências de afogamento na orla da capital. Com a liberação das praias para o banho de mar, a Prefeitura alerta para as mais perigosas e que têm maior quantidade de ocorrências: Piatã, Jaguaribe, Jardim de Alah, Stella Maris e Flamengo. De acordo com a Coordenadoria, a falta de atenção para a sinalização do mar e a negligência são alguns dos fatores apontados como causadores dos acidentes. A mudança de estações, saindo da primavera para o verão, é um fator que deve ser levado em consideração pelos banhistas. A troca de estações gera correntes muito fortes na região atlântica da orla e, que não conseguem ser notadas a olho nu pelos frequentadores das praias.

O coordenador da Salvamar, Yuri Carlton, chama atenção para a sinalização das praias. “É preciso levar a sério as bandeiras que indicam a condição do mar. Além disso, é ideal conversar com os salva-vidas para saber se está propício para o banho”, frisa. Atualmente, 239 profissionais da Salvamar atuam no trecho entre Jardim de Alah a Ipitanga.

A recomendação para famílias com crianças e idosos é a praia de Itapuã, devido à proteção dos arrecifes. “Mesmo nessa praia, mais conhecida por ter poças, é preciso prestar atenção e entrar somente com a maré baixa. Não recomendamos entrar no mar com a maré alta em nenhum trecho de orla”, frisa Carlton.

Regras para uso das praias – Exceto a praia do Porto da Barra, que só pode ser frequentada de terça a sábado, todas as outras praias da capital baiana podem ser visitadas de segunda a sábado, sem restrição de horário. Em domingos e feriados permanecem interditadas. Em todas elas, deve ser respeitado o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, durante toda a permanência. O uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas, momento em que o distanciamento deverá ser de 2m. São permitidas atividades físicas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante a prática. Estão proibidas atividades que geram aglomerações, como piqueniques e luaus. O uso de materiais como ombrelones, guarda-sóis, sombreiros e similares não são permitidos apenas no Porto da Barra. O comércio ambulante também está autorizado.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …