Salvamar alerta população sobre riscos de afogamentos no período chuvoso

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) faz um alerta à população para que evite o banho de mar nesse período chuvoso, devido ao risco de afogamento e de doenças. Com as chuvas, as correntezas ficam mais fortes, e os banhistas podem ter leptospirose, hepatite e micose, por causa do volume de água da chuva que deságua no oceano. O mar revolto também dificulta o trabalho dos salva-vidas.

A Salvamar já registrou 62 afogamentos no outono (meses de março, abril e maio), a maior parte em Jaguaribe e Piatã. Durante todo o ano, houve 643 ocorrências. O coordenador da Salvamar, João Luiz Moraes, aponta as praias de Piatã, Farol de Itapuã, Stella Maris, Aleluia, Jaguaribe e Jardim de Alah como as mais perigosas. Todas estão sinalizadas com a bandeira de perigo.

Para evitar acidentes, a dica é pedir informação aos salva-vidas de plantão. “A nossa maior dificuldade está na imprudência dos banhistas. A maioria dos casos ocorre porque as pessoas desrespeitam a sinalização de perigo, ou deixam de se informar sobre a região onde estão se banhando. Às vezes o mar parece calmo, mas há pedra e buracos no local. O ideal é perguntar aos agentes, porque eles conhecem melhor a área onde atuam”, adverte.

A Salvamar trabalha em esquema de plantão nesse final de semana, com 80 agentes distribuídos em 38 postos fixos, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. Além disso, quatro postos volantes fazem a ronda neste perímetro.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …