Salvamar suspende férias para atender banhistas com chegada do Verão

Com a chegada do Verão e as festividades de final de ano, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) montou um esquema para atender aos banhistas, colocando toda a equipe em operação. São 254 salva-vidas disponíveis durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, atuando sempre de 8h às 17h30. Os agentes, que estarão espalhados entre a praia da Barra até Ipitanga, contam com quatro veículos de apoio em caso de emergência. De acordo com o coordenador do órgão, João Luiz Moraes, todo o plantel está imbuído na proteção dos banhistas da cidade. Segundo ele, as férias dos profissionais foram todas programadas para o meio do ano, período no qual o litoral é menos procurado.

De janeiro ao início deste mês de dezembro, a Salvamar realizou 1.235 salvamentos. Três mortes foram registradas por afogamento. No ano passado, foram cinco mortes. “Este ano, estamos mudando um pouco a atuação, investindo mais na prevenção dos cidadãos. Ou seja, o salva-vidas vai até o banhista e alerta a ele sobre possível situação de perigo que ele esteja correndo no mar. Isso ajuda a evitar casos de afogamento”, pontuou Moraes.

O órgão alerta para as praias mais perigosas para banho na cidade – Jardim de Alah, Jaguaribe, Stella Maris e Praia do Flamengo – devido às fortes correntes marítimas e aos buracos e pedras existentes. A recomendação é que os banhistas fiquem atentos às bandeiras de sinalização disponíveis ao longo da orla, pois elas indicam onde há um posto de salvamento (amarela) ou o local que oferece perigo (vermelha). Além disso, manter atenção às crianças.

A orientação é de que, assim que chegar à praia, o cidadão peça orientação ao salva-vidas sobre o local mais seguro para banho. Ao ver alguém em situação de afogamento, o procedimento mais seguro é evitar fazer o salvamento por conta própria e chamar o agente, que possui técnicas e conhecimento necessários para retirar a pessoa do mar.

O coordenador também fez um alerta aos banhistas que consomem álcool durante a virada do ano. “Além dos soteropolitanos, a cidade fica repleta de turistas durante esse período, inclusive à noite. Então, recomendamos que evitem também o excesso de bebida alcoólica e, quem for tomar banho no mar durante a virada do ano, mantenha a água até linha da cintura, fique resguardado e evite locais com pedras, buracos e valas, que nem sempre estão visíveis”.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …