São João antecipado tem 75 interdições em bairros

Bruno Concha SECOM

No feriado antecipado de São João, ocorrido na segunda-feira (25), a Prefeitura realizou mais de 1,9 mil vistorias e 75 interdições nas oito localidades com medidas restritivas regionalizadas para conter o coronavírus. A força-tarefa foi comandada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Em Plataforma e no Bonfim, a operação fez 172 inspeções em cada um desses bairros, totalizando 344 vistorias. Cada localidade teve um estabelecimento fechado por descumprir as normas municipais que dispõem sobre o funcionamento das atividades comerciais. Já na Liberdade, a força-tarefa realizou 195 vistorias, contabilizando sete interdições. Em Cosme de Farias, a fiscalização realizou 191 vistorias e fechou as portas de seis estabelecimentos. No Uruguai, foram 484 vistorias e 22 interdições; em Massaranduba, 307 vistorias e 38 interdições. Por fim, em Brotas e Lobato, os agentes fizeram 253 e 186 vistorias, respectivamente, sem registro de estabelecimentos fechados.

Ações – A determinação municipal nesses oitos bairros acontece em decorrência do número elevado de contaminação de Covid-19 nessas regiões e do aumento do fluxo de pessoas nas ruas. As medidas permitem apenas o funcionamento de atividades comerciais consideradas essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery, sem retirada no local, além de serviços de saúde. Além disso, os locais com regras mais específicas também contam com ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Cras Itinerante – Outro serviço disponível para a população durante as ações de proteção à vida é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinerante. No São João antecipado, ontem (25), a iniciativa realizou 166 atendimentos e 37 encaminhamentos nos sete bairros. Por meio da iniciativa, o cidadão pode receber orientações sobre Benefícios Eventuais, a exemplo de auxílio-moradia e auxílio-natalidade; sobre Cadastro Único e Bolsa Família. Também entram na lista outros benefícios socioassistenciais, como o programa municipal Salvador por Todos e o auxílio emergencial do governo federal.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …