
O secretário de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, um dos auxiliares que permanece na próxima gestão de Neto e que mais têm demanda, afirma que o BRT (bus rapid transit – sigla em inglês) terá atenção especial da prefeitura, e ressalta a importância de o modal funcionar em plena sintonia com o Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas, cuja gestão é do governo do Estado.
“Acho que o principal desafio é a implementação do BRT, porque aí vem a qualidade do transporte público da cidade, ônibus duplos, com ar condicionado e que vão melhorar a vida do usuário do transporte. A secretaria (Semob) passou por uma modificação, ganhou robustez e passou a ganhar uma diretoria nova só para cuidar do BRT”, disse Fábio Mota.
Conforme o secretário, “o redesenho” das linhas de ônibus da cidade “é outro grande desafio”. “Nós contratamos um estudo que fica pronto agora no dia 31 (de janeiro), e com a chegada do novo modal que é o metrô, nós vamos precisar fazer modificações em 50% das linhas da cidade para atender ao metrô e não concorrer com ele. A ideia é que os ônibus façam a alimentação do metrô”, disse Mota ao afirmr que essa mudança precisa ser feita até quando o metrô chegar ao Aeroporto.
O secretário comentou também sua satisfação por ser escolhido por ACM Neto. “Eu tenho 10 anos de vida pública. Evidente que tem o cansaço, mas quando você trabalha e vê o resultado, vê que a vida das pessoas está mudando, isso lhe motiva. Dia 1º de janeiro eu assumo a secretaria como se fosse meu primeiro cargo, motivado”, afirma Fábio Mota, que é da cota do PMDB no governo municipal.
A futura secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taíssa Gama, filha do deputado federal Benito Gama (PTB), prometeu “trabalhar muito”, e foi elogiada pelo prefeito. “Ela, que aprofundou seu conhecimento em Salvador, nos ajudou na primeira gestão na secretaria municipal de Cultura e Turismo (Secult)”, disse ACM Neto.
Taíssa diz que a prioridade de sua pasta será “garantir igualdade a mulheres e jovens”, sobretudo àqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade social.
Quem também define como prioridade estabelecer uma boa relação com o governo do Estado é o futuro secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, que reelegeu-se vereador e vai se licenciar do mandato para ocupar a pasta.
Para Tinoco, as prioridades do setor são ‘liberar entraves’ na demolição do Centro de Convenções e nas obras do aeroporto. O democrata promete atuar “com muito diálogo e com a capacidade que a gente tem com a própria experiência política”, para conduzir a discussão com empresários do turismo.
“De fato, nós temos problemas estruturais em Salvador que não dependem da administração municipal. Ou seja, da nossa gestão de forma direta, mas nós podemos ajudar a construir soluções”.
O democrata promete “acompanhar de perto” a busca por uma solução para o aeroporto de Salvador, cujas obras de ampliação e reforma estão emperradas.
“A gente sabe que existe um processo de construção do edital de concessão, com previsão de estar concluído em março. Mas, de qualquer forma, a gente sabe que em 2017 aparentemente a gente ainda não tem garantias de uma conclusão da intervenção física que está sendo feita, e, consequentemente, a melhoria da operação deste que é um dos principais portões de entrada dos visitantes”. Sobre o Centro de Convenções, o futuro secretário disse que: “Foi uma das bandeiras nossas durante esses quatro anos, defender a recuperação e reforma e nos colocamos à disposição para sentar com o governador e buscar uma solução definitiva”, garante Tinoco.
Foto: Edilson Lima/Ag. A TARDE0