Sempre capacita ambulantes para combater trabalho infantil no Festival da Virada Salvador

Para sensibilizar e alertar sobre a importância do combate à exploração da mão de obra infantil, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), iniciou nesta quinta-feira (26), na Arena Daniela Mercury, Boca do Rio, a capacitação de ambulantes que irão trabalhar no Festival da Virada de Salvador 2020. Realizado em parceria com a cervejaria Ambev, a expectativa é que 600 trabalhadores informais sejam capacitados durante ação educativa, que acontece até sexta-feira (27), das 09h às 17h.

Exposição e riscos do trabalho infantil e outras violações de direitos, prática ilegal, observada com mais frequência em festividades de rua de Salvador, fazem parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “A operação da Sempre visa evitar todo e qualquer tipo de direitos, em especial o trabalho infantil e violência sexual contra crianças e adolescentes. Iremos trabalhar em sistema de plantão de três da tarde até três da manhã, cobrindo não só a arena, como todo entorno, com uma equipe que envolve 104 pessoas”, explicou a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos.

Integrando a Operação Especial Réveillon 2019/2020 da Prefeitura Municipal de Salvador, a Equipe de Técnicos e Educadores Sociais da Sempre, realizará durante todos os dias do evento, a busca ativa e monitoramento de situações de violações de direitos infantojuvenil e neste ano, também da população adulta. De acordo com a diretora da DPSE da Sempre, Juliana Portela, a Sempre, “além de promover trabalho de conscientização, através das equipes do serviço especializado de abordagem, realiza, ainda, quando necessário, ação imediata para garantia dos diretos dessa população”, disse.

Durante o festival, caso a equipe da Sempre identifique no território, alguma situação de trabalho infantil e outras violações de direitos, fará encaminhamento para a unidade de acolhimento provisório, voltada para filhos dos ambulantes. A unidade é promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e será na Escola Municipal Luiza Mahin, na Avenida Simon Bolívar.

Ainda segundo Ana Paula Matos, A expectativa é que a prefeitura consiga “evitar todas violações de direitos e fazer com que esse festival, seja um festival da alegria, da paz, festival da inclusão e da acessibilidade”, ressaltou.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura participa de evento sobre futuro da energia solar em Salvador

A Prefeitura de Salvador participa, nesta quinta-feira (17), do II Painel de Transição Energética de …