Senado responde ao STF: adeus às decisões monocráticas dos Ministros da Suprema Corte




Em um giro eletrizante no cenário político, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu o seu veredicto: basta de decisões monocráticas no STF. E não parou por aí, os senadores também decidiram limitar os famosos pedidos de vista nos tribunais superiores.

Esse movimento do Senado é quase como um jogo de xadrez com o Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que ambos entram em atrito, lembra-se do caso do marco temporal da terra indígena?

Crédito: Divulgação/STF

Bom, a proposta tem nome e sobrenome: Oriovisto Guimarães, do partido Podemos do Paraná. Ele trouxe essa ideia, que foi endossada pelo senador Esperidião Amin. Oriovisto foi bem claro em sua posição, dizendo que o Supremo precisa se comportar mais como um time e menos como um grupo de estrelas solos.

E os pedidos de vista? Agora, Ministros da Suprema Corte têm que fazer juntos, e o prazo máximo é de seis meses, podendo esticar por mais três. E se algum ministro se esquecer? O processo volta, como mágica, para a pauta de votações.

E as decisões monocráticas? Aquelas que um ministro decide sozinho? Pois bem, elas não podem mais suspender leis que afetem todos nós. E não para por aí, elas também não podem paralisar decisões do presidente, nem dos presidentes da Câmara e do Senado.

Não é a primeira vez que o Senado tenta essa cartada. Em 2019, uma proposta similar foi rejeitada no plenário.

O senador Esperidião Amin parece confiante e já declarou que essa PEC aprimora o nosso sistema jurídico. Bom, agora é esperar para ver se essa novela terá um final feliz ou se será apenas mais um capítulo na eterna saga entre o Congresso e o Supremo.




.

.

.

.

.

.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …