Sessão especial debate desafios da educação em Salvador

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

Através de uma iniciativa do presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto (PSB), ocorreu na segunda-feira (12), no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial com o tema “Educação, Currículo e Formação – Desafios Contemporâneos”. A atividade também foi alusiva ao Dia Nacional da Educação, celebrado em 28 de abril.

O vereador Sílvio Humberto afirmou que a intenção do evento foi reunir acadêmicos e gestores do setor. Nosso propósito foi juntar “pessoas que acreditam no poder transformador da educação”.

Conforme o parlamentar, nosso compromisso é “por uma educação pública de qualidade”. Ele teceu críticas pontuais à educação municipal. “Faltam fardamentos em diversas escolas e notamos problemas na merenda”, afirma o vereador.

Um dos temas discutidos foi a “adoção de um currículo com respeito aos grupos étnicos”, conforme pontuou Tarry Cristina, especialista em Pedagogia Clínica Institucional e gestora da Escola Municipal Tertuliano Góes.

A Lei Federal nº 11.645/08 (que modificou a lei original sobre o tema – Lei nº 10639/03) torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Missão

Um dos colégios que conta com projeto pedagógico com essa orientação é a Escola Estadual Eduardo Brandão Correia. “Temos como missão executar o currículo contextualizando com a cultura afro-brasileira.

O objetivo é incentivar a autoestima dos alunos afrodescendentes”, afirma a gestora do colégio Firmina Viterbo. No mês de novembro, por exemplo, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra (20), a escola realiza diversas ações alusivas à data. A atividade é intitulada “Novembro Negro”.

Além dos citados, participaram da mesa de trabalho da sessão especial os educadores Roberto Sidnei Macedo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Teresinha Fróes Burnham, também docente na mesma instituição.

Assim como Tarry Cristina e Firmina Viterbo, os outros presentes da mesa de trabalho foram homenageados pelo mandato de Sílvio Humberto com uma placa de mérito pelos serviços prestados à educação. A pedagoga Rita Santa Rita foi também contemplada com uma medalha.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …