Setor de construção acredita na desburocratização a partir do Salvador Simplifica

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

O Salvador Simplifica, já aprovado na Câmara Municipal, quebra o paradigma que dificultava o ato de empreender na capital baiana, devido ao excesso de burocracia. A afirmativa pertence ao presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Henrique Passos, que considera ainda que o cidadão será o maior beneficiado com a aprovação do programa Simplifica, primeiro eixo do Salvador 360, e do novo Código de Obras da cidade. “O grande mérito do programa está em reduzir dificuldades e de criar reais facilidades para se empreender em Salvador, tornando nossa cidade cada vez mais atrativa para investimentos que são cruciais para a geração de emprego e renda no município”, completa.

Em linhas gerais, o Simplifica é um agente facilitador para empresas e cidadãos. Com ele, será possível, por exemplo, a abertura de empresas dentro da própria casa, encurtar o tempo para licenciamento de uma nova empresa de demorados seis, nove, doze meses, para apenas 15 dias. Além disso, com o novo Código de Obras do Município, um alvará para construções ou reformas de pequeno porte poderá ser emitido em até 48 horas. A principal contribuição do programa está na redução da burocracia que, em excesso, acaba por onerar em até 12% o custo dos imóveis em Salvador.

O problema não era restrito apenas ao licenciamento municipal, mas este era um dos processos que obstruía o fluxo normal das atividades, de acordo com o gestor. “A aprovação do novo Código de Obras do Município vai ajudar a sociedade em geral, na medida em que algumas atividades terão a dispensa de alvará. Outras atividades serão beneficiadas com alvará concedido no momento do cadastramento junto ao município. E até mesmo as obras que necessitam de análise municipal contarão com uma equipe maior à disposição, por conta da redução de processos. Dessa forma, prazos serão encurtados e o setor vê com grande alegria essa iniciativa porque a aceleração desses procedimentos auxiliará na geração de emprego e renda, e o consequente desenvolvimento econômico da cidade”, afirma.

“A abertura de empresas, de modo geral, sempre foi bastante complexa em Salvador, chegando, a depender da natureza da obra, a prazos entre seis e doze meses para um licenciamento pleno. Nossa expectativa é que, com as novas medidas, o tempo seja reduzido para 60 ou 90 dias, ajudando no desenvolvimento de novos negócios na cidade. O mercado imobiliário é típico do empreendedor, e é justamente esse profissional que toma a decisão de investir conforme a oportunidade de negócios. E, em caso de demora, a economia muda e quando chega o alvará o ambiente já não é favorável para o investimento. Por isso mesmo, é muito importante que haja celeridade”, pontua.

Segundo Passos, tanto o Simplifica como o novo Código de Obras exigem maior responsabilidade dos profissionais que executam os projetos. “A partir de agora, os criadores deixam de ser tutelados por um processo de retrabalho na Prefeitura e passam a ter mais domínio sobre o seu próprio trabalho, sempre atendendo às normas vigentes e as regras do município, tudo aliado ao seu conhecimento adquirido no âmbito acadêmico e na experiência prática”, avalia o presidente do Sinduscon-BA.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …