
O Oklahoma City Thunder é o novo campeão da NBA, e com um feito ainda mais marcante: conquistou o título tendo apenas a 25ª maior folha salarial da liga. A vitória por 103 a 91 sobre o Indiana Pacers no Jogo 7, diante de sua torcida, coroou uma campanha histórica.
Com média de idade de 25,6 anos, a segunda mais jovem a chegar numa final, o time formado majoritariamente por escolhas do próprio Draft contou com mais um show de Shai Gilgeous-Alexander: 29 pontos, 12 assistências e 5 rebotes. O MVP da temporada e das Finais foi o símbolo de uma equipe montada com inteligência e custo baixo.
Enquanto o Thunder soltava o grito inédito, os Pacers lamentavam a lesão de Tyrese Haliburton, que saiu chorando após machucar o tendão de Aquiles ainda no primeiro quarto. O time de Indiana até tentou resistir com Pascal Siakam e Mathurin, mas a virada do OKC no segundo tempo foi avassaladora. A grande estrela adversária sequer retornou à quadra.
No fim, o time comandado por Mark Daigneault provou que é possível vencer com estratégia, juventude e garra. E fez isso com jogadores que, em sua maioria, ganham menos de US$ 10 milhões por temporada.