Membro da Comissão de Reparação, o vereador Sílvio Humberto (PSB) comemorou o início da vacinação da população em situação de rua pela Prefeitura de Salvador. O parlamentar protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Indicação nº 12/2021 que solicita a inclusão de quilombolas e pessoas em situação de rua no grupo prioritário do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.
“A garantia da vacina para a população de rua é uma tentativa de diminuir o estado de vulnerabilidade destas pessoas, que além de conviverem com a falta de itens básicos para sobrevivência, apresentam maior incidência para a contaminação da Covid-19. Então, o projeto tem o objetivo de conceder, ainda que minimamente, um pouco de dignidade a este grupo”, destacou.
Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 222 mil brasileiros estavam em situação de rua em março do ano passado, mas o relatório divulgado em junho já ressaltava a tendência de crescimento. O Censo Suas (Sistema Único de Assistência Social) indicou cerca de 8 mil pessoas vivendo nessas condições na capital baiana. A Prefeitura de Salvador separou cerca de sete mil doses do imunizante Janssen, que é aplicado em dose única, para este processo de vacinação, que será realizado em cinco postos da capital. No início da pandemia, o vereador também solicitou via projeto de indicação o atendimento e testagem rápida das pessoas em situação de rua.
“Nós sabemos bem qual é a cor de quem ocupa as calçadas da cidade. Não podemos nos manter alheios a isso, e muito menos não pensar políticas. Precisamos promover a saída desse ciclo vicioso da pobreza”, finalizou.