
O Governo do Estado lançou, na semana passada, através da Secretaria da Educação, a premiação do Programa Ciência na Escola (PCE), que vai contemplar trabalhos de iniciação científica dos estudantes da rede estadual. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a produção científica nas diversas linguagens e vai usar como referência livros produzidos pela própria SEC (Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura; e Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade).
Os livros, que apresentam conhecimentos das diversas áreas, como biologia, geografia, química, física e história, foram distribuídos para os estudantes atendidos pelo projeto. Em Salvador, a bandeira da ciência e tecnologia é uma das pautas do vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal e autor da lei que instituiu, em 2015, o Dia Municipal da Ciência e Tecnologia. A data é celebrada na primeira terça-feira do mês de outubro.
Qualificação
A proposta do vereador dialoga com a ação do Governo do Estado e visa promover a divulgação dos temas nas escolas do Município, tendo como objetivo principal o enfrentamento à falta de acesso a informações sobre estas áreas na rede pública municipal.
Para consolidação da data e aumento da visibilidade da temática, o vereador tem pautado o assunto, através de debates e rodas de conversa. Para Sílvio, a apropriação do conhecimento sobre as conquistas e os avanços da ciência e da tecnologia podem promover transformações substanciais tanto na vida dos alunos, como na realidade que os cerca.
“O sistema público municipal precisa se atentar para a enorme contribuição que pode dar a estes jovens e também à cidade de Salvador, que vai usufruir da melhor qualificação dos seus estudantes”, observa o vereador.
Mais informações sobre a premiação do Programa Ciência na Escola podem ser obtidas no seguinte endereço: https://www.secom.ba.gov.br/2017/04/138190/Secretaria-lanca-premio-para-estimular-iniciacao-cientifica-nas-escolas-.html.
Fonte: Secom/CMS