Simões Filho: Prefeito Dinha tem base confortável com ampla maioria na Câmara

Foto: Reprodução/LF News

Se depender da composição da Câmara Municipal de Simões Filho, o prefeito Diogenes Tolentino ‘Dinha’ (MDB), que integra o mesmo grupo do prefeito ACM Neto, não terá dificuldade para aprovar projetos na Casa. Ele tem ampla maioria dos vereadores ao seu lado no Legislativo Municipal, sobretudo com as mesmas forças que deram sustentação à base aliada do atual prefeito na disputa pelo Executivo Municipal em 2016.

O prefeito diz por reiteradas vezes que fará um governo de “proximidade”, o que leva a crer que buscará apoio da maioria dos vereadores, mesmo dos que não compõem seu arco de alianças durante o mandato à frente da gestão municipal.

Os vereadores eleitos em 2016, em sua maioria, estão ao lado do prefeito. No entanto, a maioria dos parlamentares apresenta perfis que agregam à administração de Dinha. Isso pelo próprio histórico de aliança política dos partidos na Casa e também pela visão programática de uma agenda alinhada para o município. A proximidade do prefeito com os parlamentares não deverá trazer muitos problemas na relação entre o Executivo e o Legislativo.

Entre os vereadores tratados como da bancada da situação, Dinha conta com entre 14 e 15 parlamentares, dos 19 eleitos para a atual legislatura que se encerra em 2020. Pelo menos entre 14 e 15 vereadores aderiram à base aliada da gestão do MDB. Dos vereadores eleitos, três farão oposição ao emedebista.

Os vereadores que apoiam o prefeito estão em uma situação cômoda relacionada a gestão do município e também estáveis politicamente para fazerem um trabalho que a população simoesfilhense aguarda: elaborar leis, projetos, indicações de obras, benfeitorias e intervenções nas comunidades e fiscalizar o Executivo. Além disso, o trabalho do Vereador é tambem buscar na sua base apoio aos parlamentares em outras esferas, conversando e pedindo adesão, para que dê continuidade nas obras, para que venham mais recursos e não ir diretamente buscar, o que é totalmente voltado ao Executivo.

Da confortável situação de vereadores aliados ao ex-prefeito Eduardo Alencar (PSD), os oposicionistas terão de voltar a se acostumar a fazer contraponto ao Executivo Municipal. E é aí que o PSB, PSD e PSL caminham unidos na oposição. Pela postura de opositor ferrenho e incisivo ao prefeito, o vereador Sandro Moreira (PSL) tem ganhado destaque na oposição, com forte atuação contra Dinha.

Há um ano e meio como prefeito eleito, Dinha conseguiu fazer o vereador Genivaldo Lima (DEM) se tornar presidente da Câmara. Esse tem sido grande teste de Dinha a frente da administração.

A eleição de Genivaldo para a Mesa Diretora da Câmara Municipal foi vista com bons olhos pelo prefeito, mas com maus olhos pela base de oposição ao gestor. O resultado da eleição da atual Mesa Diretora deixa o prefeito em situação confortável, onde a maioria dos vereadores da base aliada o apoia. O presidente que assume o posto desde janeiro de 2017 comanda o Poder Legislativo no biênio 2017/2020 com o desafio principal de resgatar a imagem do Poder Legislativo perante a sociedade, pois a classe política, hoje, está muito deteriorada.

O presidente da Câmara tem grandes desafios em aprovar importantes projetos na atual legislatura, como a Emenda Parlamentar Impositiva. Outra conquista foi a implantação da TV Câmara com transmissão das sessões ao vivo através do Facebook. Outro desafio para a presidência é apresentar os trabalhos dos vereadores em diversos cantos do município, levando a Câmara para as comunidades, pois existem localidades muitos carentes da presença de vereador. Isso é de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …