
A abertura oficial do carnaval de Salvador será nesta quinta-feira (08) e a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) já dispõe de material de divulgação para conscientizar foliões e trabalhadores durante os dias de folia. Foram produzidos sete cards, para difusão nas redes sociais, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de denunciar as agressões contra a população feminina, coibir o trabalho infantil e impedir a exploração sexual de menores. De acordo com a secretária Taissa Gama, propagar as informações é mais uma forma de atuar em favor das causas que a SPMJ se propõe a defender. “A nossa ideia é atingir mais pessoas utilizando as redes e mídias sociais com campanhas educativas e de prevenção. Com o maior compartilhamento de ideias, esperamos que sejam registradas menos ocorrências, tanto relacionadas à violência contra as mulheres quanto referentes às crianças e aos adolescentes”, afirma Taissa.
Além da veiculação dos cards via web, a secretaria também distribuirá nos circuitos da festa adesivos e ventarolas com mensagens informativas. Em casos de violação dos direitos das mulheres e de turismo sexual, qualquer pessoa pode realizar uma denúncia na Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, através do número 180. Já para delatar crimes contra a infância e juventude, deve-se entrar em contato com o Disque 100.
A partir do dia 08, a SPMJ também iniciará as atividades voltadas ao público feminino no observatório do carnaval, no CRAM Loreta Valadares e na Casa de Acolhimento Provisório de Curta Duração Irmã Dulce (CAMP). Para pessoas de 0 a 17 anos, serão destinados os centros de convivência, nos quais os filhos dos ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) serão protegidos e cuidados enquanto os pais e responsáveis trabalham na festa momesca.
CARDS