SPMJ promove ações em Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil

Foto: Divulgação/Reprodução Facebook da SPMJ

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realizou na segunda-feira (12), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, ações voltadas ao tema, na Estação da Lapa, no Centro da cidade.

As ações já realizadas durante todo o ano terão ênfase este mês quando será lembrada o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho.

O objetivo é conscientizar toda a sociedade de que o trabalho infantil é proibido por lei e compromete o desenvolvimento da criança e do adolescente, que é um dos maiores motivos de evasão escolar, além de chamar a atenção da população para a importância da discussão do assunto. E, ainda, ressaltar que o compromisso com as crianças é de todos, Administração Municipal e  sociedade civil.

No dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a equipe da SPMJ percorreu a Estação da Lapa para a distribuição de materiais impressos sobre o trabalho infantil, mitos e verdades do tema e a entrega de cataventos – símbolo da data, para as crianças na luta contra o Trabalho Infantil.

Entre as ações promovidas hoje, debate sobre o tema Combate ao Trabalho Infantil, distribuição de materiais impressos sobre o Trabalho Infantil e o combate a essa prática e adesão à campanha da SPMJ que busca o engajamento dos internautas nas redes sociais, incentivando-os a postar o gesto da hashtag #protegendonossofuturo e #ChegadeTrabalhoInfantil em seus perfis como forma de apoio à causa.

As ações preventivas de combate contribuem para o fortalecimento da garantia de direitos das crianças e adolescentes. O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento psicossocial das crianças, limita oportunidades futuras e compromete a sua vida presente com os impactos na saúde.

“A SPMJ reitera a realização de ações contra esta prática. Crianças e jovens, o lugar de vocês é na escola! Denuncie, não podemos permitir que a infância e juventude sejam perdidas”, conscientiza a SPMJ.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Esta data foi instituída em 2002,  pela  Organização Internacional do Trabalho,  agência das Nações Unidas, com o intuito de promover o direito de todas as crianças contra  exploração infantil e de outras violações dos seus direitos humanos fundamentais, a exemplo do combate a  todos os tipos de trabalho infantil.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …