Com o auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBa) totalmente lotado, gente nos corredores e até na entrada do prédio, que não comportou tamanho público, o vereador Luiz Carlos Suíca, candidato à reeleição pelo PT a mais um mandato no legislativo municipal realizou plenária para prestar contas do seus quatro últimos anos de atuação parlamentar, além de fortalecer sua campanha pela renovação do seu mandato ao debater a construção de uma nova perspectiva de melhorias para a população de Salvador com vistas a 2017. O evento reuniu cerca de centenas de pessoas que manifestaram apoio à sua candidatura ao legislativo municipal.
A plenária contou com a presença de diversas e importantes lideranças políticas que marcaram o ato público, como a candidata à prefeita de Salvador e deputada federal licenciada Alice Portugal (PCdoB), o deputado federal Walmir Assunção (PT), a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindilimp), Ana Angélica, entre outras lideranças políticas e de movimentos sociais e comunitários, apoiadores, adeptos e simpatizantes do petista.
Antes de iniciar a reunião, a animação ficou por conta dos grupos Mano Dance, com mulheres do bairro de Santa Cruz e do grupo de percussão Japa Som, da localidade de Plataforma, entre outras artistas populares presentes no encontro que foi marcado pelo debate político.
Em discurso emocionado, o candidato petista falou de seu contentamento em ver o auditório lotado repleto de pessoas preocupadas em conversar sobre as novas perspectivas para a cidade e destacou em sua fala a força do PT e dos movimentos sociais, além de sua extensa atuação política nas lutas pelas conquistas sociais. “A política não é para ficar rico, a política é um instrumento de transformação da nossa sociedade”, enfatizou Suíca .
Além disso, Suíca declarou ao dizer que a cidade precisa de um prefeito que se identifique com a população constituída por negros em sua maioria. “Quando é que nós teremos um prefeito negro com 34 anos nesta cidade se nós não conseguirmos mudar a nossa concepção? Porque quem vai fazer por negros e por negras e mulheres é aquele que tem, na verdade, essa questão da coletividade”, pontuou.
Para o deputado federal Walmir Assunção, “Suíca é a voz dos trabalhadores mais pobres da periferia, do Sindilimp, do Pernambués, e é ele quem leva o sentimento, a vontade e a necessidade desse povo para a Câmara de Vereadores. Ele é um instrumento de defesa dessa população. Essa plenária é uma arrancada inicial da campanha eleitoral e vamos trabalhar para fazer de Suíca um dos vereadores mais votados de Salvador e me orgulho muito de está junto com el, de ser companheiro e parceiro nessa caminhada”.
Rafael Santana