Taxistas terão aplicativo próprio idêntico ao Uber com descontos e corridas compartilhadas

images

Para propor um fim da novela sobre a richa entre os taxistas e o Uber diante de manifestações e protestos, a Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT) pretende lançar, em breve, um aplicativo próprio que vai funcionar apenas para os táxis de Salvador, com o apoio da prefeitura de Salvador, criando uma espécie de uma concorrência com o Uber

O aplicativo ainda não tem nome, mas vai possuir funções de outras ferramentas de transporte, como o Easy Táxi, o 99 Táxis e o próprio Uber. “Vai ser um aplicativo justamente para concorrer com esses que já estão aí. A ideia é que tenha corrida compartilhada, tarifa dinâmica. Com esse aplicativo, tanto a prefeitura como nós, taxistas, vamos poder ver onde tem táxis, quais locais têm mais ou menos carros”, explica o presidente da AMT, Valdeilson Miguel.

Apesar de ainda não ter data para o início do funcionamento do aplicativo, já há expectativa para a alteração no regulamento dos taxistas, em vigor desde março deste ano, a fim de incorporar a operação por aplicativos. “Na próxima sexta-feira (amanhã), o regulamento modificado deve ser enviado para o Diário Oficial do Município. A gente já está na reta final”, disse Valdeilson.

A Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob) informa que trabalha com o projeto, mas negou que ele será publicado já amanhã. Técnicos da pasta fazem um esboço para ser ainda apresentado aos diretores da secretaria, mas, conforme informou a Semob, não há prazo para publicação do projeto no Diário Oficial do Município.

A ideia do app surgiu em 2011, quando uma empresa procurou a AMT e ofereceu o aplicativo, antes do funcionamento do Uber e dos apps já utilizados por taxistas regularizados. Na época, a associação não se interessou pela oferta, mas a concorrência deseja invadir o mercado, e com isso, a categoria decidiu acompanhar essa evolução do momento.

Funcionamento do aplicativo

Entre as opções do novo aplicativo, está a possibilidade de oferecer desconto aos passageiros, que pode chegar a 15%. Os taxistas reclamam que aplicativos como o 99 Táxis e o Easy, que oferecem desconto de 30% para os passageiros, fazem os próprios taxistas arcarem com o “prejuízo”.

O passageiro que usar o app poderá também pagar mais barato que o comum, mesmo na bandeira 2. É o que vai acontecer quando pegar um carro com tarifa dinâmica. A ferramenta já existe no Uber, mas com o nome de “preço dinâmico”. Na prática, a tarifa aumenta quando a procura é maior ou igual ao número de motoristas Uber disponíveis e volta a cair quando a disponibilidade aumenta.

Além disso, vai haver a possibilidade de compartilhar corridas – o que já acontece com o Uber e o Easy Táxi. Funciona assim: o passageiro pega o táxi ou o Uber e sinaliza se aceita ou não compartilhar a corrida. Caso aceite, o taxista pode pegar outro passageiro a caminho e o valor da corrida é dividido entre os usuários do serviço.

“A corrida compartilhada é importante, porque o taxista vai ganhar com isso e o passageiro também, já que vai pagar mais barato. Estamos na expectativa de colocar na rua para trazer benefícios para a categoria”, comenta Valdeilson.

 “A gente quer fazer um trabalho de marketing com a população, para que seja legal não só para o taxista”, completa o presidente da AMT.

Agilidade

Antes do começo do funcionamento do aplicativo, taxistas da cidade já têm disponibilizado a atividade para tentar enfrentar a concorrência dos preços mais baixos do Uber. Os apps Easy Táxi e 99 Táxis já oferecem descontos de 30% nas corridas: basta o cliente sinalizar que quer um táxi com desconto.

O mecanismo on-line, antes disponível só para cartão de crédito cadastrado no app, já vale para pagamentos em débito e em espécie e muitos taxistas nem ligam o taxímetro: o valor, já com desconto de 30%, é calculado pelo próprio aplicativo, direto no celular do motorista, de acordo com o percurso registrado no GPS.

No aeroporto internacional de Salvador, onde o sinal do Uber não funciona corretamente, os motoristas Uber já encontraram uma solução: Avisa ao passageiro que ele deve puxar a agulha de localização para fora do aplicativo e, quando aceitar a corrida, ligar imediatamente e dizer que está no aeroporto”, explica um dos motoristas do Uber.

Os taxistas já buscam também estratégias: alguns negociam o valor da corrida para não perder o cliente – no aeroporto, é autorizada bandeira 2 em qualquer horário e dia da semana, de acordo com o regulamento da categoria.

Aplicativos no mercado

Uber – Lançado em Salvador em abril de 2016, o Uber mostra o deslocamento do motorista e informações sobre ele como nome e foto, placa e modelo do carro. Não é exibido um telefone do motorista, mas o passageiro consegue se comunicar por meio de chamada realizada no próprio aplicativo. O motorista, por outro lado, só tem acesso ao primeiro nome do passageiro. Os pagamentos são feitos por meio de cartão e em espécie e há possibilidade de compartilhar corridas, além do preço dinâmico.

Easy Táxi – Lançado em 2012, o Easy Táxi localiza o motorista mais próximo do passageiro, que consegue acompanhar o deslocamento do táxi, a placa do carro e o modelo, além de nome, foto e telefone do motorista. Já o taxista precisa ser registrado em órgãos reguladores da atividade e não basta baixar o app: é preciso procurar a empresa e se cadastrar junto a ela. O passageiro pode pagar a corrida no cartão de crédito, de débito, por meio de cartão registrado no aplicativo ou em espécie. Também dá para pedir táxi com desconto de 30%  e compartilhar a corrida.

99 Táxis – Lançado em 2012, o 99 Táxis tem uma lógica parecida com o Easy e oferece as mesmas funcionalidades e formas de pagamento, mas ainda não dá para compartilhar corridas. O passageiro também faz um cadastro simples e já pode começar a usar, enquanto o taxista precisa fazer um cadastro pelo celular, enviar uma documentação para a empresa e aguardar a autorização para começar a usar. Também há desconto de 30% nas corridas.

Foto: Reprodução

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Bruno entrega duplicação e requalificação da Avenida Jorge Amado entre Imbuí – Boca do Rio e mira turismo com Arena Multiuso e Casa do Surf

Em entrevista, o prefeito Bruno Reis revelou nesta sexta-feira (18) que o projeto do aquário …