Tecnologia e história unidas na inauguração do mapping no Castelo Garcia D’Ávila

Na última sexta-feira (24), tecnologia e história proporcionaram um casamento espetacular aos presentes no evento de lançamento do mapping no Castelo Garcia D’Ávila, na Praia do Forte.



O vídeo mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos, construções ou superfícies irregulares. Agora, quem visitar as ruínas do castelo poderá conferir a história do monumento em vídeo, sendo projetado nas paredes que um dia foram responsáveis por abrigar a família Garcia D’Ávila. Além das belezas naturais que proporcionam um enquadramento único a Casa da Torre, logo na entrada, é possível conferir algumas peças e artefatos que foram escavados das ruínas do Castelo e agora estão expostos, assim como pinturas históricas que remontam memórias de mais de 400 anos.

Thais Queiros

História – Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, a ruína da Casa da Torre de Garcia D’Ávila é um patrimônio cultural brasileiro construído em 1551 por Garcia D’Ávila que chegou à Bahia em 1549 com o primeiro governador geral, Thomé de Souza. É a única construção das Américas com características medievais, localizada no alto da Colina de Tatuapara na Praia do Forte. Atualmente é administrado pela Fundação Garcia D’Ávila que é responsável pela preservação e manutenção da edificação.

 

 

 



Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …