O presidente Michel Temer declarou nesta quarta-feira (9), que a vitória de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos não muda a relação do Brasil com o país norte-americano.
“Tenho dito que a relação do Brasil com os Estados Unidos e os demais países é institucional, ou seja, de Estado para Estado. É claro que o novo presidente [norte-americano] que assume terá de levar em conta as aspirações de todo o povo americano. Tenho certeza que não muda nada na relação Brasil e EUA”, afirma Temer em entrevista à rádio Itatiaia.
A afirmação de Temer vai de encontro ao que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse em julho deste ano sobre a eleição norte-americana. O principal interlocutor do governo Temer na diplomacia afirmou para a TV Bandeirantes que não considerava a hipótese de Trump ser eleito.
“Eu disse até espontaneamente: não quero nem pensar. Agora, digo pensando: não quero nem pensar. Não é nem espontâneo isso”, disse Serra, que imendou: “Eu não vou sofrer por antecipação. É preciso ser muito masoquista para ficar imaginando que o Trump vá ganhar. Agora, se ganhar, nós vamos ter que, pragmaticamente, o que fazer”.
Sobre a declaração de José Serra, Temer não quis comentar.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil