Tinoco defende a reabertura das praias para atividades esportivas

O vereador Claudio Tinoco (DEM), presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal, intermediou na tarde de terça-feira (1º) uma reunião virtual com representantes de esportes individuais. O encontro se deu após o prefeito ACM Neto anunciar que a Prefeitura estuda liberar parcialmente as praias para a prática de atividades esportivas.

Claudio Tinoco defendeu essa possibilidade. “No início de junho protocolei um projeto de indicação na Câmara pedindo a liberação de atividades aquáticas individuais no mar. A Prefeitura, neste momento, começa a estudar uma futura reabertura gradual das praias para a prática esportiva, o que é uma vitória para o setor e para os atletas que precisam se preparar. Agradeço, inclusive, ao secretário Luiz Carreira pela receptividade e dizer que confio no protocolo que será montado pela Prefeitura nas próximas semanas”, afirmou.

Distanciamento – Dentre as ações sugeridas pelo atleta José Augusto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Stand up Paddle e presidente da Associação Baiana de Stand up Paddle, está a demarcação na areia de área de entrada e saída com prancha para evitar atrito com praticantes de outros esportes. “Existem ações que podem ser tomadas para garantir o distanciamento entre as pessoas que praticam o esporte e que são importantes neste momento. Tudo funciona caso haja uma fiscalização efetiva da Prefeitura”, explicou.

Cleber Castro, atleta e presidente da Federação Baiana de Triathlon, explicou que ao longo da pandemia a União Internacional de Triathlon se reuniu com a Organização Mundial da Saúde para definir protocolos de saúde para a prática da atividade. Segundo ele, todo esse procedimento foi repassado para a Confederação Brasileira de Triathlon e a Federação Baiana, que poderá ser reproduzido em Salvador.

“Somente neste ano, Salvador receberia 12 eventos de triathlon e suas variações. Em fevereiro, por exemplo, nós tivemos duas provas aqui na cidade. O triathlon é uma atividade ao ar livre e que tem pouco – ou nenhum – contato. Além disso, é uma atividade que não reúne tantos competidores como em prova de corrida, por exemplo. As provas aqui em Salvador chegavam a 250 pessoas, enquanto em corridas iam até 5 mil”, lembrou Cleber.

Dentre os protocolos sugeridos por Cleber Castro durante a reunião estão, por exemplo, a largada em ondas, em vez de todos ao mesmo tempo, a definição de um distanciamento entre as bicicletas, regramento para ultrapassagens, além de mais de um corredor na chegada das corridas. “Acreditamos que o protocolo sugerido pela União Internacional confere toda a segurança necessária. Ele já foi testado e poderá habilitar na prática das provas na cidade”, afirmou Castro, que destacou que o encerramento do Campeonato Brasileiro de Aquathlon poderá ser realizado em Salvador no final do ano, caso haja a liberação da prática esportiva. A reunião também teve a participação de Luiz Carreira, secretário municipal da Casa Civil.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …