Entendendo que o pré-natal tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais, permitindo que mãe e bebê tenham um desenvolvimento saudável, reduzindo os riscos para ambos durante e após a gestação, a gestão municipal idealizou o programa “Mãe Salvador” que garante assistência integral às grávidas da capital baiana, principalmente às mulheres negras e carentes da cidade.
Uma das iniciativas envolve a garantia da captação precoce e a adesão dessas gestantes às consultas e exames do pré-natal, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação. O programa também visa fortalecer o vínculo das futuras mães à maternidade de referência, com visitas de vinculação ao local onde deverá ser feito o parto. Para garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades, será concedido o Salvador Card – Bilhete Identificado, com 30 passagens de ônibus. O prefeito lembrou que esse benefício é fruto da aquisição pela administração municipal, ao longo da pandemia, de 5 milhões de passagens de ônibus, efetuada como forma de amenizar o impacto da crise sanitária no sistema municipal de mobilidade.
“Programa importantíssimo para que mulheres grávidas possam realizar pelo menos 7 exames pré-natal que garanta à criança possa nascer com uma saúde melhor. Este programa iremos doar passagens de ônibus para se deslocar e realizar os exames. Aquela mãe que realizar os 7 exames irá receber o enxoval por parte da Prefeitura”.
Assista a entrevista em vídeo