Trabalho intermitente registra número positivo em novembro, aponta Caged

Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Ministério do Trabalho começou a divulgar dados sobre os novos contratos de trabalho firmados a partir da reforma trabalhista. Em novembro, primeiro mês de vigência das novas regras, houve geração de 3.120 postos de trabalho intermitente, contra 53 desligamentos. O saldo ficou positivo em 3.067 no mês passado.

Mesmo assim, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou fechamento de vagas em novembro, interrompendo sequência de sete meses seguidos de recuperação no emprego. O saldo geral ficou negativo em 12.292 no mês passado.

Na jornada parcial, houve 744 admissões contra 513 desligamentos (saldo positivo em 231). Conforme o Ministério do Trabalho, entre essas contratações, há quatro trabalhadores que acumulam mais de uma admissão. Além disso, dessas admissões com trabalho parcial acima de 24 horas ficou em 321.

A pasta informou ainda que houve 805 desligamentos por acordo entre trabalhadores e empresas.

O coordenador-geral de Estatísticas do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães, descartou que a inserção dos dados dos contratos estipulados na reforma trabalhista vá criar distorções na série histórica do Caged. “Vamos divulgar o dado do Caged normal e abriremos os dados dos intermitentes. Quem achar que é preciso descontar os intermitentes (para comparar os números), fique à vontade. Todos os dados necessários para a análise do emprego formal estão aí”, afirma.

Magalhães informou ainda que a pasta ainda não conseguiu destacar as movimentações da modalidade de teletrabalho, pois as empresas não deram detalhes de forma correta. Conforme o técnico, a pasta vai orientar para o preenchimento correto nas informações do Caged de dezembro.

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Semop abre pregões presenciais para permissionários de boxes em mercados de Salvador

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) publicou uma abertura de licitação para outorga de …