
Após os atos de vandalismo ocorridos na noite de segunda-feira (7), em frente à Camara Municipal, contra os prefeitos ACM Neto e João Doria, momentos antes da sessão de concessão e entrega do título de cidadão de Salvador em homenagem ao tucano, o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), logo no início da sessão ordinária na tarde desta terça-feira (8), no plenário da Câmara, declarou que “a democracia é, sobretudo, o direito a liberdade de expressão e a livre manifestação”.
“Os manifestantes que vieram, pacificamente, se manifestar contra o título, quero dizer que a Câmara não apresenta nenhuma discordância na livre manifestação e na livre expressão das ideias, mas quando determinadas pessoas passam a depredar patrimônio público e o patrimônio desta Casa, passam a arremessar ovos contra o homenageado por esta Casa, por mais que discordem, nós vereadores e esta instituição convidaram as pessoas que aqui estiveram ontem em nome do vereador Felipe Lucas. Por isso, agradeço a Assistência Militar que identificou. Quero dizer que não foi constatado nenhum envolvimento de nenhum membro desta Casa. Nas imagens que nós temos em que o Major nos forneceu. Mas, tomada a decisão, conversei com os líderes do governo e da oposição, teremos respeito por qualquer pessoa que venha expressar suas ideias, mas nunca àquelas que querem impor as suas ideias através da força”, disse Prates.
O presidente anunciou que na edição do Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (9), será publicado um ato número 1348/2017 com as sanções adotadas e acatadas pelos vereadores quanto ao acesso para garantir a segurança nas dependências da Casa. “A Mesa da Câmara Municipal, no uso das suas atribuições, resolve suspender os acessos à dependência da Câmara Municipal de Salvador a partir da publicação deste ato até o dia 31 de dezembro de 2017 por infrações cometidas ao inciso terceiro do artigo 108 do Regimento Interno e legislação correlata durante a sessão solene de outorga do título de cidadão de Salvador ao prefeito da Cidade de São Paulo, João Doria, no dia 07 de agosto em curso,, nas dependências do prédio do Paço Municipal”, diz o comunicado.
“Gostaria de agradecer aos líderes do governo e da oposição e vou neste momento fazer um apelo a esta Casa para que nós mantenhamos o nível de debates e de amizade que nos une”, apela Prates.
Rafael Santana