UNIFACS promove seminário para debater trabalho decente




Discutir condições de trabalho é sempre atual e necessário. Pensando na importância do assunto, a Universidade Salvador (UNIFACS) promove seminário integrado com o tema “Direito e Gestão – Debates Contemporâneos sobre o Trabalho Decente”. O evento, que acontece na terça-feira, 04 de abril, às 19h, envolve as áreas de Ciências Jurídicas, Gestão de Negócios e Relações Internacionais da instituição.

Gratuito, o seminário é aberto ao público e vai contar, também, com transmissão ao-vivo pelo Canal Neri UNIFACS, no YouTube. A abertura do evento será feita pelo secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Davidson Magalhães, que vai falar sobre a realidade do trabalho decente no cenário baiano. O evento terá, ainda, contribuições da procuradora-geral do Estado da Bahia, Bárbara Carmadelli; do professor doutor Henrique Campos de Oliveira, do Stricto Sensu da UNIFACS; e do mestre em Direito e professor de Direito do Trabalho, Jairo Sento-Sé.

Max Haack SECOM

De acordo com a professora Rafaela Ludolf, organizadora do evento, professora dos cursos de Gestão e coordenadora do Centro de Serviços ao Migrante da universidade, falar sobre o trabalho decente se tornou ainda mais importante no cenário pós-pandemia devido ao aumento do trabalho informal, diversos casos de trabalho análogo à escravidão, queda do salário real e precarização do trabalho. “Trazer essa discussão para dentro da universidade é parte da construção de um senso crítico necessário ao indivíduo que almeja fazer parte da vida produtiva em geral”, reflete a professora.

Ano histórico – Debater sobre o trabalho decente se torna ainda mais essencial em um ano histórico, como 2023. No próximo dia 1º de Maio, o principal normativo trabalhista do Brasil completa 80 anos. Publicada em 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) unificou em um documento as leis que garantiram os principais direitos trabalhistas, além de instituir novos direitos.

Conforme o professor Fábio Santos, um dos organizadores do seminário, “a proximidade deste marco torna a discussão sobre o trabalho decente no Brasil ainda mais necessária”. Para ele: “o evento é de fundamental importância pela interdisciplinaridade, integrando saberes, competências e habilidades para alunos da área jurídica e de gestão de negócios”.

Durante a palestra serão discutidos temas como: O Trabalho Decente na Bahia; Análise dos 5 anos de Reforma Trabalhista; O Direito como instrumento de inclusão social; e O trabalho decente no âmbito internacional. “O seminário propõe uma análise das possibilidades futuras e do que está sendo feito hoje para a construção desse caminho do trabalho decente e de tudo o que o envolve”, finaliza Rafaela.



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …