Vado Malassombrado volta a criticar governo do Estado e resiste ao fechamento da UPA da Cidade Baixa

Crédito: Antônio Queirós/Secom/CMS

A novela que envolve o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo governo do Estado não ganhou ainda um novo capitulo. Ciente da ameaça de suspensão no funcionamento do serviço de saúde para as comunidades da região da Cidade Baixa, o vereador Vado Malassombrado (DEM), durante a sessão ordinária na tarde desta terça-feira (19), no plenário da Câmara, que terminou logo por falta de quórum, voltou a criticar a gestão estadual contra a decisão e resiste ao fechamento para que a comunidade não fique sem atendimento à saude.

Com um cartaz pendurado no peito com a frase: “Queremos nossa UPA Cidade Baixa de volta”, o vereador Malassombrado voltou a disparar críticas contra o governador Rui Costa e o secretário de Saude, Fábio Villas Boas, pela decisão de fechamento da unidade de saúde na Cidade Baixa e apelou a atenção e a sensibilidade do governo do Estado e dos vereadores pela continuidade do funcionamento da UPA para a comundade ter direito de atendimento à saúde no local. O parlamentar lembrou que a gestão estadual garantiu a retomada do funcionamento e atendimento da UPA, mas o impasse continua e se arrasta desde o início do ano.

“Esse protesto faz parte de mobilizações feitas pelos moradores de todos os bairros que compõem a Cidade Baixa, os mais prejudicados. Na reforma do PAM de Roma com a implantação do Hospital da Mulher, houve várias reuniões com os moradores com a presença do governo do Estado com a secretaria de Saúde. Essa reunião foi para ouvir o apelo da comunidade sobre o funcionamento e o atendimento da UPA da Cidade Baixa para todos os cidadãos. Foi feito o debate com a comunidade e o secretário de Saúde. A proposta feita pelos moradores é,  justamente, a continuidade da UPA da Cidade Baixa e foi feita uma promessa do secretário de Saúde junto ao governador que não ia interferir em momento nenhum no funcionamento e atendimento da UPA com o Hospital da Mulher e que o Hospital da Mulher seria inaugurado e que em janeiro deste ano ia voltar a funcionar normalmente a UPA da Cidade Baixa que parou durante o período de reforma do Hospital da Mulher. Assim, nós aguardamos”, relata Malassombrado.

O parlamentar já havia criticado a situação do fechamento da unidade. Ele lembrou que mais uma vez foram feitas com a participação da comunidade reuniões e visitas ao secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, para falar sobre a situação e, novamente, o problema tem esbarrado no argumento da reforma do Hospital da Mulher.

De acordo com o vereador, moradores de comunidades próximas e vizinhas à Cidade Baixa criticam o fechamento da unidade de saúde e ingressaram com uma ação no Ministério Público para impedir a suspensão do atendimento do posto.

“Os moradores entraram com uma ação no Ministério Público. Foi feita outra visita ao secretário que voltou a confirmar que ia voltar a funcionar a UPA. Já estamos no décimo mês. Neste período foram feitas várias visitas e reuniões em vários órgãos competentes,  inclusive, no Ministério Público”, lamenta Malassombrado.

Conforme relata o parlamentar, os moradores das localidades que englobam a Cidade Baixa, a exemplo do bairro de Roma e demais regiões vizinhas, que precisam de atendimento médico têm procurado a UPA de San Martin.

Apelo

Para mais uma vez tentar resolver o impasse, Malassombrado decidiu convocar, por meio da Comissão de Saúde, uma audiência pública para esta quarta-feira (20), às 18h30, no Centro de Cultura, para a qual convidou representantes da prefeitura e do governo do Estado, além de vereadores e deputados.

“A audiência está marcada para esta quarta feira (18), às 18h30, no Centro de Cultura com convite pata todos os vereadores,  deputados, secretários municipal e estadual,  ao prefeito e ao governador. Essa audiência é para, justamente, forçar e sensibilizar o governador do Estado pela volta do atendimento, porque a comunidade está sofrendo. Ele [o governador Rui Costa] está tendo um ponto muito negativo na Cidade Baixa. Eu não vou dar um passo atrás, eu não vou voltar atrás. Eu vou até o fim junto com a comunidade que me elegeu”, afirma.

O vereador disse que, se for preciso, pretende fazer uma audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) para reforçar o apelo aos deputados para a volta da UPA. “A comunidade está desenhando tudo para sensibilizar e forçar o governo do Estado em voltar o funcionamento da UPA. Que o governo se conscientize na maldade que está fazendo com a comunidade da Cidade Baixa que está sofrendo e dependem desse atendimento. É uma falta de compromisso do governo do Estado”, critica Malassombrado.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Justiça francesa condena Gérard Depardieu por agressão sexual em set de filmagem

O ator francês Gérard Depardieu, de 76 anos, foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 …