Vastiane: “a melhor politica assistencialista é aquela onde a porta de saída é maior que a porta de entrada”

Existe uma linha tênue entre o assistencialismo, que auxilia as pessoas em estado de alta vulnerabilidade social em momentos difíceis, como na pandemia do Coronavírus, e aquele promovido por governos com o objetivo de promover uma dependência social da população. Uma politica assistencialista que vem desacompanhada de projetos que possam tirar o cidadão daquele estado de vulnerabilidade serve somente para tornar o povo “dócil” e cada vez mais dependente de “ajuda”.

O cidadão, por sua vez, acostuma-se em ter suas demandas satisfeitas pelo Estado. “Pra quê trabalhar se o Estado tem o dever de suprir minhas necessidades básicas?”

A melhor politica assistencialista é aquela onde a porta de saída é maior que a porta de entrada. É aquela que levante a moral do cidadão com projetos que lhe devolvam a capacidade produtiva e o prazer de conseguir o pão de cada dia através do seu trabalho. É preciso resgatar o orgulho pessoal pelo trabalho e pela família senão corremos o risco de, num futuro próximo, não teremos mais ninguém produtivo pra pagar essa conta!

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …