Diante das especulações, os nomes que irão integrar a nova equipe de governo da segunda gestão do prefeito ACM Neto dentro da nova reforma administrativa é ainda um mistério, mas o democrata já antecipou dois nomes que continuam no Executivo, entre eles, Humberto Viana e Júnior Magalhães que permanecem em seus mesmos cargos na administração municipal.
Durante evento das prefeituras-bairro na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) na semana passada, o prefeito confirmou que Humberto Viana continua na Ouvidoria-geral da prefeitura de Salvador e Júnior Magalhães permanece na direção geral das prefeituras-bairro.
Os nomes definidos para a composição do segundo governo de ACM Neto diante da nova reforma administrativa ainda não foi divulgados pelo prefeito, que ao anunciar a nova configuração do Executivo em novembro, decidiu excluir antigas secretarias e criar novas pastas, mas Neto tem evitado falar sobre os personagens que irão integrar os quadros da administratção municipal para a próxima gestão.
Mesmo com a surpresa, a confirmação até o momento é que Guilherme Bellintani vai para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, e o vice-prefeito, Bruno Reis (PMDB), para a articulação política desempenhar as funções da extinta Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Por outro lado, há especulações que os vereadores Alberto Braga (PSC), Paulo Câmara (PSDB) e Geraldo Júnior (SD) podem também comandar pastas. O vereador do Solidariedade já admitiu que tem conversado informalmente com pessoas ligadas à gestão, mas ressaltou que apenas Neto tem poder de decisão.
A deputada federal e presidente do PRB na Bahia, Tia Eron, estava indicada cotada para ocupar uma secretaria. A especulação foi tamanha que o democrata chegou a lançar uma nota para negar os boatos, ao afirmar que tem conversado com líderes para “fazer um secretariado de primeiro nível, como tem que ser, como sempre tem sido”.
No começo da semana, o prefeito viaja a Brasília para dialogar com lideranças do PSDB, DEM, PMDB e PRB para negociar e costurar apoios políticos.
A reforma administrativa proposta pelo prefeito com o objetivo de gerar uma economia de R$ 104,6 milhões foi aprovada semana passada na Câmara Municipal, mesmo com os votos contrários da oposição. Neto decidiu por uma nova configuração no Executivo defende um discurso de austeridade fiscal na administração municipal.
Outra questão discutida pelo prefeito é a crise econômica, uma das razões da nova configuração administrativa do governo, com a garantia de que no Executivo não teria reajuste em 2017. “Teremos pelo menos seis meses para ver como se comportará a economia e contas públicas. Estamos adotando medidas duras. Fico com o coração apertado, acreditem, pois estamos demitindo gente. Temos como fazer. É descabido falar de reajuste. Não terá o meu apoio, nem minha concordância. Postergar (o reajuste) para o futuro pode ser um caminho”, declara ao referir-se também à possibilidade de os vereadores aumentarem o próprio salário.
Sobre o reajuste linear dos servidores, o prefeito disse que é preciso esperar o desempenho da economia nacional.
O prefeito ACM Neto (DEM) disse que a lista de nomes para comandar o secretariado estava 90% fechada, e que faria o anúncio entre os dias 22 e 23, mas ressaltou que pode adiar até o dia 28. Durante a cerimônia de diplomação na última quinta-feira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o democrata assegurou que vem trabalhando para formar uma equipe qualificada e que dinamize a gestão.
Veja a relação dos possíveis nomes dos secretários da segunda gestão d prefeito ACM Neto:
Primeiro Escalão:
Fazenda: Paulo Souto [DEM]
Desenvolvimento e Urbanismo: Guilherme Bellintani [DEM]
Cultura e Turismo: Cláudio Tinoco [DEM]
Gabinete (não é considerado secretaria): João Roma [PRB]
Manutenção: Marcílio Bastos [PRB]
Promoção Social e Combate à Pobreza: Tia Eron [PRB]
Casa Civil: Luiz Carreira [PV]
Saúde: José A. Rodrigues
Trabalho, Esporte e Lazer: Geraldo Júnior [SD]
Reparação: Ivete Sacramento
Mobilidade: Fábio Mota [PMDB]
Educação: Paloma Modesto [PSDB]
Comunicação: Paulo Alencar
Políticas para Mulheres: Taíssa Gama [PTB]
Cidade Sustentável: André Fraga [PV]
Infraestrutura e Obras Públicas: Almir Melo Jr. [PMDB]
Ordem Pública: Paulo Câmara [PSDB]
Gestão: Surpresa técnica
Segundo Escalão:
Agência de Regulação de Serviços: Alberto Braga [PSC]
Conservação e Obras Públicas: Orlando Castro [PMDB]
Defesa Civil: Álvado da Silveira Filho [PMDB]
Iluminação Pública: Bruno Barraç [PSDB]
Coordenação Prefeituras-Bairro: Júnior Magalhães [DEM]
Empresa Salvador Turismo: Isaac Edington [PTB]
Fundação Gregório de Mattos: Fernando Guerreiro
Fundação Mário Leal Ferreira: Tânia Almeida
LIMPURB: Kaio Moraes
Ouvidoria: Humberto Viana
Transalvador: Fabrizzio Muller
Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor