Vendas no varejo avançam em maio, diz IBGE

Crédito: Agência Brasil

Depois de 38 meses em queda, as vendas no varejo ampliado voltaram a crescer diante da melhora no cenário econômico. Em maio, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O comércio varejista ampliado inclui atividades de veículos, motos, peças e material de construção. No segmento restrito, as vendas no varejo também registraram bons resultados e avançaram 2,4% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Neste caso, a venda de móveis e eletrodomésticos cresceu 13,8% e foi o principal impacto positivo no resultado. Segundo o IBGE, esse aumento é explicado pela comemoração do Dia das Mães e também pela queda dos juros. “No mês de comemoração do Dia das Mães, a dinâmica das vendas desse segmento, em maio de 2017, pode ser associada à redução da taxa de juros às pessoas físicas e à recomposição da massa de rendimentos reais habitualmente recebidos”, explicou o órgão.

Em seguida, a venda de tecidos, vestuário e calçados registrou alta de 5% em maio, frente a igual mês do ano anterior, e foi responsável pela segunda maior contribuição positiva no índice geral do varejo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …