
O atual secretário de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, pode deixar o cargo da prefeitura para voltar à Câmara Municipal, onde é vereador licenciado. Atualmente o 1º suplente J. Carlos Filho (SD), ocupa a vaga de legislador.
“Saudade dessa Casa, saudade dos amigos. Aqui, construi história no meu terceiro mandato, mas estou nessa missão ainda na Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer no compromisso com cidade e com o prefeito ACM Neto e essa é uma realidade que a gente vai chegar até o final. Há algumas especulações para retornar à Casa, mas ainda não, mas haverá o momento certo em retornar para a Câmara”, disse Geraldo.
Nos bastidores da política local, esse possível retorno seria com vistas à .disputa da Presidência da Câmara, onde o nome de Geraldo Júnior teria preferência de ACM Neto e da base de apoio ao prefeito no Legislativo. De acordo com os burburinhos, outros vereadores que também tem interesse ao cargo, têm questionado o possível nome de Geraldo para a disputa e reafirmam que o Legislativo ficará dependente do Executivo.
“É muito cedo pra nós falarmos disso e antecipar um processo que ainda vai ocorrer em janeiro de 2019. Ser presidente da Casa é uma honra e um desejo de qualquer vereador que aqui está e comigo não é diferente, mas o que eu tenho agora de compromisso é realizar a missão que recebi do prefeito ACM Neto em relação a trabalho, emprego e renda em uma contramão na história da crise econômica no país, mas, acima de tudo, realizar aquilo que nós desejamos que é realizar o esporte e o lazer em nossa cidade”, diz.
A eleição será ainda em janeiro de 2019, pois a atual presidência assume a casa por mais um ano, período de movimentação política devido à aproximação do pleito 2018.
Além da condução dos trabalhos administrativos da Câmara, o presidente é responsável pela condução das sessões, por encaminhamento dos projetos de lei e deve substituir o prefeito quando necessário.
Considerado homem forte e articulador, tudo indica que vereador licenciado Geraldo Júnior deve deixar o cargo que ocupa no primeiro escalão municipal e retornar à Câmara de Vereadores. As informações dos meio político dão conta de que, Geraldo a Júnior, com poder de articulação que lhe é peculiar, tentará reforçar a base do prefeito na Casa Legislativa.
O final de 2017 e metade de 2018 deve marcar o retorno do vereador licenciado e atual secretário Geraldo Júnior, ao plenário da Casa. O mandato é exercido pelo suplente de vereador, J. Carlos Filho, do mesmo partido, o Solidariedade (SD).
Em sintonia com o suplente e com o governo comandado pelo prefeito ACM Neto, Geraldo Júnior não admite publicamente, mas na verdade está havendo uma espécie de uma movimentação política para que reassuma o mandato, tanto é que o mesmo ensaiou uma possível volta ao Legislativo em visita ao plenário da Câmara na segunda-feira (18), durante sessão de votação dos projetos do Executivo, onde recebeu afago dos colegas parlamentares. Entendem que ele, Geraldo Júnior, na Câmara Municipal, terá mais ganhos políticos que como secretário.
Por sua vez, Geraldo Junior está gostando de ser secretário e deixa claro que pretende continuar no exercício do cargo. Mas a questão é fácil de ser resolvida, depende apenas do chefe do Executivo municipal.
Com o possível retorno de Geraldo Júnior ao Legislativo Municipal, J. Carlos Filho deixa a condição de vereador.
Convenção do Partido Solidariedade em Salvador
Integrante do partido Solidariedade, Geraldo Júnior destacou o sucesso da convenção ao confirmar que o partido está coeso e firme na aliança com ACM Neto. “A convenção foi um sucesso, prestigiada por vereadores da cidade do Salvador, por prefeitos do interior do estado da Bahia. O deputado federal e presidente do partido, Paulinho da Força, se fez presente e reforca aliança para as próximas eleições em 2018 com prefeito ACM Neto ou com quem possa declinar”, destaca.
Atuação na Semtel
O secretário garante atuação a frente da pasta para oferecer trabalho, esporte, emprego e renda.
“Estamos na contramão da história em um momento de muita crise econômica muito difícil. Estamos fortalecendo o Sistema de Intermediação de Mão de Obra, realizando cursos de capacitação, oficinas, fazendo com que o mercado de trabalho possa crescer nas suas atividades empresariais e comerciais e a obrigação desses empresários e dessas atividades é prospectarem mão de obra qualificada com profissionais e atividades na cidade”, apresenta.
Piscina Olímpica
O secretário garante a vinda da piscina e que o equipamento ficará na base naval de Araújo armazenada e guardada em um depósito até a conclusão das obras. Conforme o titular da pasta da Semtel, oncomandante da Marinha Mercante do Brasil assegurou isso é lembrou que as obras da Arena em Canabrava vão ser iniciadas no mais tardar em dezembro.
“As obras continuarão e tão logo fiquei pronto o espaço será aplicado aqui. Será uma Arena na localidade. Além da piscina olímpica, teremos piscina de aquecimento, uma praça de alimentação, arquibancada móveis para utilização, uma academia de ginástica para descoberta de novos talentos na cidade. Nos vamos ter a maior pista de atletismo do norte-nordeste em Cana Brava nas proximidades do Barradão, haja vista, o que o prefeito faz na zona norte da cidade é estimular o esporte na zona periférica da nossa cidade”, garante o secretário.
O secretário informa que a piscina deve ser gerida pela Federação de Natação do Estado da Bahia através de parceria público privada (PPP) ou uma concessão administrativa ou patrocinada para manutenção sob efeito de excelência desse equipamento na cidade.
Candidatura a deputado estadual em 2018
Geraldo Júnior não descarta a possibilidade, mas diz que o processo está prematuro. “Nós estamos estudando a possibilidade de uma construção. Eu tenho ainda compromisso com a cidade e com o prefeito ACM Neto de realizar tudo o que for colocado”, disse.
Espaço na futura gestão do governo do Estado
Aliado de primeira hora, Geraldo Junior reafirma o compromisso com o prefeito ACM Neto e acredita que o SD e os partidos aliados que iniciaram essa trajetória com o prefeito apostam na eleição de Neto ao governo do Estado em 2018.
“Fui o primeiro vereador do país a me filiar no partido. Acredito no partido e tenho certeza que essa relação vai se perdurar, porque tenho certeza que ACM Neto não será o futuro, mas o próximo governador da Bahia”, acredita Geraldo Júnior.
Rafael Santana