Vereador Suíca homenageia Dra. Cléia Costa dos Santos com entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

dsc04988

Em Sessão Solene especial realizada na noite de quinta-feira (29), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), homenageia o exemplo de trajetória de vida da procuradora do Estado da Bahia, militante da área trabalhista e dos direitos humanos, Cléia Costa dos Santos com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares para a advogada. A homenagem é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade de Salvador e no estado da Bahia.

A entrega da Medalha e do Diploma foi concedida por iniciativa do vereador Suíca, que presidiu a sessão especial. Entre os convidados que fizeram parte da mesa durante a solenidade e discursaram em homenagem a Dra. Cléia, estavam a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Fabya Reis; a procuradora-geral-adjunta do Estado, Luciane Rosa Croda; a procuradora do Estado, Cláudia Maria Moura; a professora da Universidade Federal da Bahia, Vanda Machado; a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello; a advogada do Sindilimp-BA, Carolina Dias; a editora da Revista Quilombo, Ivana Sena; e a líder comunitária do Quilombo 21 Aldeias Terra e Mar Iguape, Juvani Viana, além de militantes de movimentos sociais, amigos e familiares da homenageada.

dsc04925

Na mesa, o vereador Suíca abriu os trabalhos da sessão especial com os discursos e saudações a homenageada, recepcionada de forma especial e afetuosa por muitos dos trabalhadores que ajudou ao longo da trajetória.

dsc04971

Em seu breve depoimento emocionado, Suíca contou a trajetória de Cléia, como costuma chamá-la carinhosamente, como atuante na militância em defesa da classe da população negra e dos trabalhadores da categoria dos bancários e da limpeza pública. “Ela atuou como advogada por muitos anos no Sindicato dos Bancários e no Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), onde sempre foi reconhecida pelo pioneirismo em teses humanistas e pela confiança no seu trabalho ético. Os trabalhadores em limpeza são em maioria negros, de bairros periféricos, vítimas de problemas sociais, que Cléia Costa sempre defendeu com muita garra”, elogia Suíca.

dsc04997

Homenageada da noite, Dra. Cléia agradeceu a homenagem e destacou o compromisso com a defesa da liberdade e da justiça ao povo negro, pobre e trabalhador de Salvador. “Quando a liberdade nos orienta, nós sabemos aonde chegar, foi assim que essas mulheres e homens conseguiram chegar ao Quilombo dos Palmares. Nós somos mensageiros da liberdade, no lugar onde nós estamos e fazendo nossas atividades. Aprendemos que não devemos cruzar os braços quando vemos injustiças”, defende.

Homenageada

Nascida em 1962 e criada no bairro soteropolitano do IAPI, onde estudou e concluiu o nível secundarista, Cléia Costa dos Santos graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em 1982, e começou a trabalhar como procuradora do Estado da Bahia com apenas 23 anos, como uma das primeiras mulheres na ocupação do cargo.

Concluiu o mestrado em Ciências Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) em 2010 defendendo a tese: Reestruturação produtiva do setor de limpeza urbana em Salvador; repercussões sobre o trabalhador.

Das contribuições de Dra. Cléia na gestão das políticas afirmativas na Bahia destaca-se a sua presença no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), até 2014, a participação na criação da Rede e do Estatuto de Promoção da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da Bahia, o assessoramento de comunidades quilombolas, aos povos de terreiro, dentre outras iniciativas.

Entre as diversas atuações da procuradora, Cléia teve passagem pela presidência da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), além do lançar o livro “Tecendo Nova Administração Pública: Reinventando Práticas Democráticas”. A publicação traz uma análise sobre os instrumentos de gestão do aparelho do Estado, destacando a descentralização e envolvimento de diversos atores e ampliando a valorização do diálogo com o cidadão.

Rafael Santana/Foto: Rafael Santana/TV Servidor

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Débora Regis participa da entrega do novo Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita Rilza Valentim

Lauro de Freitas marca presença no evento de inauguração do Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita …