
“Olhando no retrovisor, constatamos a grandiosidade dos publicitários baianos, que sempre colecionaram importantes premiações. E isso somente aumenta a responsabilidade do mercado publicitário nos dias de hoje”, afirma o vereador Tiago Correia (PSDB), na noite de segunda-feira (30), no Plenário Cosme de Farias da Câmara, na sessão especial pelos 30 anos do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia).
Para o vereador, que requereu e presidiu a sessão especial, o Sinapro-Bahia tem uma importância fundamental diante dos novos desafios. “Como será, com tantas mudanças, o mercado publicitário nos cinco anos?”, indaga Tiago Correia.
De acordo com o vereador Joceval Rodrigues (PPS), o publicitário baiano é uma referência para o Brasil e para o mundo. “Neste momento de crise e tanta turbulência no mercado, a publicidade baiana consegue se sobressair com muita criatividade”, avalia o parlamentar.
O presidente do Sinapro-Bahia, Gustavo Queiroz, enfatizou que “o nosso desafio como administradores de agências de publicidade é pensar grande diante dos novos desafios do mercado, como a utilização das tecnologias”.
Alguns profissionais do ramo foram homenageados pela entidade com caricaturas. Dentre eles os publicitários Fernando Passos, Fernando Carvalho e Carlos Verçosa.
A mesa de trabalho da sessão especial foi composta também por Roberval Luânia, presidente da Central de Outdoor-BA; Vera Rocha, diretora de Desenvolvimento da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro); Walter Pinheiro, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI); Renato Tourinho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, seção Bahia (Abap/BA); Ana Coelho, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (Abmp); e André Mascarenhas, vice-presidente da instituição.
Durante a sessão, o Sinapro-Bahia apresentou um vídeo sobre sua história e também apresentou a campanha publicitária alusiva ao 30º aniversário. O slogan da campanha: “Unir o Mercado. Este é o Nosso Presente”.
De acordo com o site da instituição, “a campanha reforça a ideia da união que o Sinapro-Bahia promove ao congregar as agências baianas em torno de pautas comuns e realizar ações de fortalecimento do mercado”.
Nas peças, todas as agências associadas estão representadas, formando o número 30. A intenção, segundo o sindicato, é valorizar a comemoração dos 30 anos do sindicato e também o papel das agências. Além da campanha, foi criado um selo comemorativo.
Exposição
Inserida também na programação dos 30 anos do Sinapro-Bahia, será realizada em novembro, no Shopping Barra, uma exposição que apresentará uma retrospectiva das últimas três décadas da propaganda baiana.
A exposição tem curadoria do jornalista e publicitário Nelson Cadena. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Sinapro-Bahia, “o objetivo da exposição é mostrar a importância da propaganda na construção das marcas de empresas e produtos no varejo”.
Fonte: Secom/CMS