
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), e os colegas Cezar Leite e Tiago Correia, ambos do PSDB, prestigiaram na manhã de quarta-feira (17), no auditório do Hotel Fiesta, ao lado do prefeito ACM Neto, a Jornada Transformadora: Educação Pelo Trabalho e Trabalho Pela Educação, realizada pelo Parque Social. O evento foi destinado aos participantes do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor e do Programa Agente da Educação.
O evento tem como propósito avaliar os esforços voltados para a educação de qualidade no município, assim como a promoção de melhores oportunidades de desenvolvimento profissional para os jovens.
“A gente vê com extrema felicidade um programa da prefeitura dentro da área educacional. Parabenizo a dona Rosário por esse belíssimo trabalho que vem desenvolvendo no Parque Social e que espero que tenha longos anos de vida. Já estamos conversando para desenhar uma parceria entre o programa e a Câmara Municipal para que possamos colaborar com essa importante iniciativa”, destaca o presidente Leo Prates.
O prefeito ACM Neto comemorou os resultados dos programas implementados pelo Parque Social. “O programa Agentes da Educação possibilitou uma redução de 50% da evasão escolar e, inclusive, com consequência direta no avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ano passado. O Jovem Aprendiz Empreendedor já oportunizou mais de mil vagas nos últimos quatro anos para jovens entre 14 e 22 anos que tem, não somente a oportunidade do primeiro emprego, mas também de se preparar para a vida”, disse o prefeito.
“Esse é um trabalho importante que possibilita que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho de uma maneira mais tranquila e mais capacitados. O Programa Agentes de Educação vem possibilitando que a escola se torne um espaço de convivência dentro das comunidades”, afirma o vereador Tiago Correia.
Projetos
De acordo com a diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, o Jovem Aprendiz Empreendedor e o Agentes da Educação, realizados em parceria com a prefeitura, têm apresentado resultados bastante positivos e ajudado a resgatar a autoestima das pessoas, principalmente moradores de comunidades carentes.
“Este evento reúne duas temáticas muito importantes: educação e trabalho, importantes agentes de transformação social. A prefeitura em parceria com o Parque Social tem desenvolvido inúmeras iniciativas transformadoras quanto também para o desenvolvimento pessoal”, disse a diretora.
O Parque Social, até o ano 2016, beneficiou um total de 750 jovens através do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. Este ano, outros 300 jovens encontram-se em processo de formação, atuando nos diversos órgãos da prefeitura.
Já no Programa Agente da Educação, o Parque Social coordena o trabalho de cerca de 400 Agentes da Educação, que vem atuando nas escolas da rede municipal de ensino, realizando um importante trabalho de valorização da escola enquanto espaço de aprendizagem e interatividade, não somente para os alunos, mas para toda comunidade.
Fonte: Secom/CMS