
As eleições em 2018 já despertam a atenção de alguns vereadores. A fazerem uso da tribuna, na sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal, os vereadores comentaram a pesquisa de intenção de voto para as eleições majoritárias de 2018 realizada pelo Instituto Paraná, encomendada pela Record Bahia, e divulgada nesta quarta-feira (7) que apontam o prefeito ACM Neto com grande vantagem sobre o governador Rui Costa (PT).
De acordo com a pesquisa, Neto, que já admitiu a possibiliade de candidatura à sucessão estadual, venceria no primeiro turno, com 54,5%, contra 24,1% do petista. O levantamento aponta que no mesmo cenário, o senador Otto Alencar (PSD) pontuou com 4,7% e Fábio Nogueira (PSOL), com 2,9%. Entre os entrevistados, 4,3% estão indecisos e 9,5% não escolheriam nenhum dos candidatos listados. Em outro cenário, sem Otto, Neto continua em vantagem e cresceria para 56,4%, seguido de Rui, com 25,8%. Nogueira teria 3,1%, enquanto 10,6% das pessoas pesquisadas não escolheriam nenhum dos postulantes. A pesquisa aponta também um porcentual de 4,3% de indecisos.
Os vereadores da base do governo comentaram a vantagem do prefeito ACM Neto sobre o atual governador Rui Costa na disputa às eleições majoritárias de 2018, para o desespero da oposição. Os números da última eleição mostram que o prefeito tem grande chance de vencer uma majoritária como governador.
A imprensa tem intensificado perguntas sobre possíveis candidaturas e o nome do prefeito ACM Neto é sempre ventilado para disputar a sucessão estadual, pelo fato de ser um prefeito e um político respeitado que vem transformando Salvador. Os vereadores da base do governo são unânimes em acreditar que ACM Neto será de grande importância para o Estado.
O líder do governo, vereador Henrique Carballal, não vê a pesquisa como surpresa, que para o edil, representa o reconhecimento da população de Salvador com as realizações da gestão do prefeito ACM Neto. “Basta a gente andar por Salvador e vê o reconhecimento do povo de Salvador pelo seu trabalho, com tudo o que realizou na primeira gestão e o que vem fazendo nesses primeiros seis meses do seu segundo mandato. Tanto que o resultado eleitoral demonstra exatamente como o povo de Salvador reconhece. O povo está antenado e está vendo a liderança que é ACM Neto”, destaca Carballal ao dizer que a pesquisa é fruto do desastre da gestão do governador Rui Costa. “É um desastre na saúde, na educação, na segurança pública, na produção de atração de projetos econômicos para desenvolver emprego e renda, na destruição do turismo com o fim do Centro de Convenções, nenhuma política de fomento ao desenvolvimento do turismo. A pesquisa é fruto do desalento do povo de Salvador diante do desastre que é o governador Rui Costa. Essa pesquisa reflete a esperança e a expectativa que o povo da Bahia em ter um governador que realize pela Bahia o que ACM Neto tem feito por Salvador”, completa Carballal.
O líder do DEM na Câmara, vereador Alexandre Aleluia, vê com naturalidade as pesquisas de intenções de votos que apontam vantagem de ACM Neto sobre Rui Costa. “Ano passado, a gente teve uma pesquisa em que em Salvador, ACM Neto teve 74% e agora nada mais natural, as pessoas do interior estão vendo o porque desse resultado tão expressivo do prefeito ACM Neto. Eu acredito que as pessoas estão procurando saber, vendo o trabalho do prefeito e vendo que é possível que a Bahia pode ir para um outro caminho, de resgatar o orgulho da nossa terra, da nossa ordem, e é isso que o baiano quer. É natural esse número da pesquisa que reflete um momento e não tem nada definido. É muito satisfatório saber que isso já é uma mostra que o baiano está reconhecendo o bom trabalho do prefeito ACM Neto”, elogia.
Em seu discurso na tribuna do plenário na mesma linha do vereador Carballal, o vereador Paulo Magalhães Júnior (PV) disse que a pesquisa é o resultado do reconhecimento das ruas e da vontade do povo. “O mais gratificante ainda é saber que o trabalho não pára. A resposta esta ai nas ruas e na vontade popular que mostra o prefeito ACM Neto absoluto na frente das intenções de voto e a tendência é crescer cada vez mais”, disse.
Em sua fala da mesa diretora onde ocupou assento durante a sessão ordinária na tarde desta quarta, o vereador Duda Sanches (DEM), provocou a oposição ao destacar o favoritismo de ACM Neto sobre o governador Rui Costa nas intenções de voto e o fato do chefe do executivo estadual ter desmarcado compromissos por conta das pesquisas. “Cade o líder do governo, vereador José Trindade? Neste momento, deve está no gabinete de crise do chefe do executivo estadual. Temos que nos despirmos de qualquer lado político e é o momento de pensarmos no Estado”, provoca.
Experiente na política, o vereador Atanázio Júlio (PSDB), repercutiu sobre as pesquisas e os discursos de colegas que acreditam que o prefeito ACM Neto é nome especulado para disputar a eleição de 2018 para governador da Bahia. “Eu tenho muita experiência de vida. Uma pesquisa serve de estímulo para continuar o trabalho, porque eu que já participei de várias eleições, já vi favorito dormir eleito e acordar derrotado. A cidade do Salvador está realmente uma cidade melhor para se viver. Essa pesquisa é o reflexo da segurança no nosso Estado, é a saúde que está em descaso por parte do governo do Estado”, pontua Atanázio.
Para o vereador Cezar Leite (PSDB), a pesquisa mostra o trabalho que o prefeito ACM Neto tem feito em Salvador que, conforme ele, “está sendo disseminado e contaminando de forma positiva todo o Estado da Bahia”. “Isso é uma repercussão do trabalho que ele vem fazendo. O que eu acho interessante é que com 1 ano de antecedência, a oposição está tremendo de medo com uma pesquisa. Eu acho que eles estão muito nervosos, mas ainda é muito cedo. Não precisam estar tão nervosos. Inclusive, eu recomendaria até o governador, que é chamado de ‘correria’ mudar de esporte, ser triatleta, porque ele corre, corre, corre das perguntas, pedala, pedala na segurança pública e na pesquisa nada. Eu sugiro que ele mude de esporte”, brinca ao dizer sua satisfação com a pesquisa. “A pesquisa é o retrato do momento e o que se vê é a satisfação e o apoio que a população baiana está dando hoje ao prefeito ACM Neto, mas para que se mantenha isso de forma confortável é manter o trabalho ele vem fazendo, não focar nas deficiências do governo do Estado, mas ACM Neto tem que focar no trabalho que ele vem fazendo para, com certeza, conseguirmos ganhar o governo da Bahia”, acredita.
Rafael Santana