Neste sábado (12), o bairro de Pau da Lima, em Salvador, presenciou ações significativas voltadas para a preservação da vida e proteção de seus moradores. A vice-prefeita da cidade, Ana Paula Matos, deu início à instalação de duas geomantas na 2ª Travessa de Agosto, através da Defesa Civil. Paralelamente, houve a inauguração de uma contenção de encosta na Av. Avani Ferreira, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e executada pela Sucop. O projeto contabilizou um investimento de R$530 mil reais.
O evento de lançamento reuniu figuras importantes da política local, entre elas o diretor geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, o subprefeito de Pau da Lima, Edmar Fernandes, além de vereadores e lideranças comunitárias da região. Estima-se que mais de 30 famílias serão beneficiadas diretamente com as geomantas.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, ressaltou a importância desses investimentos:
“Preservar a vida é prioridade em nossa gestão, que investe em técnicas de segurança nas áreas de risco da cidade. Tanto a contenção da encosta, quanto as duas geomantas vão beneficiar a todo o bairro e fortalecer nossas ações de proteção àqueles que mais precisam”.
A respeito das áreas de risco na cidade, o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, informou que Salvador possui 160 áreas classificadas como tal. Ele explicou o processo.
“A nossa equipe da Codesal avaliou a área e identificou que havia potencial risco de deslizamento. De imediato, o prefeito Bruno Reis autorizou a implantação da geomanta. Até o momento, aplicamos 261 geomantas em toda a cidade”.
Domingos Cerqueira, morador do bairro há 73 anos, manifestou seu alívio e gratidão com a nova realidade que se apresenta. “Me sinto muito mais seguro e protegido. Antes, quando chovia, ficávamos à mercê do medo e prontos para fugir. Mas agora, com a contenção e a perspectiva das geomantas, esse cenário mudou”, relata.
Geomantas têm se mostrado uma solução eficaz e econômica para a proteção de encostas. Até o presente, mais de 5,8 mil famílias foram beneficiadas pela tecnologia, que combina PVC e geotêxtil, proporcionando impermeabilização rápida e a custos acessíveis.
.
.
.
.
.
.