
A Bahia lidera os índices de violência no Brasil em 2024, registrando 2.087 homicídios dolosos no primeiro semestre, o que equivale a uma média de 11 crimes contra a vida por dia. Os dados são da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) aponta um número ainda maior, com 2.208 mortes violentas no mesmo período. A discrepância entre os números das duas fontes não foi explicada pela SSP-BA.
A Bahia, que tem a quarta maior população do país, ultrapassou estados como Minas Gerais e São Paulo em números absolutos de homicídios. Mesmo assim, ficou na quarta posição em taxa de homicídios por 100 mil habitantes, com 29,52, atrás de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Apesar disso, tanto o Sinesp quanto a SSP-BA apontaram uma redução de 15% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2023.
Especialistas, como o sociólogo Luiz Claudio Lourenço, alertam que essa queda não significa uma solução eficaz para a violência, enfatizando a necessidade de políticas que combatam a vulnerabilidade social e ofereçam oportunidades para a juventude.