Volodymyr Zelensky critica Lula e descarta Brasil como mediador na guerra da Ucrânia: “fraco, sem voz”

AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez duras críticas a Luiz Inácio Lula da Silva pela posição do Brasil na última reunião do G20. Segundo ele, a declaração final do grupo apresentou uma postura “fraca” em relação à guerra na Ucrânia, ao evitar mencionar diretamente a Rússia como responsável pelo conflito. Zelensky destacou que, embora o povo brasileiro apoie a Ucrânia, a postura de Lula foi decepcionante.

“Se queremos relações normais entre as nossas nações, devemos apoiar os povos e não os líderes da agressão”.

O líder ucraniano também rejeitou o Brasil como potencial mediador para negociações futuras. Para ele, o governo brasileiro “não demonstrou sua voz” durante o evento e sua postura acabou encorajando novos ataques russos.




Lula optou por não retomar as discussões sobre a guerra, deixando críticas e questionamentos de líderes como Olaf Scholz sem resposta. Zelensky concluiu dizendo que o Brasil perdeu uma oportunidade de adotar uma posição mais firme contra a Rússia.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Para Sandro Régis, ACM Neto é visto pelo povo como mais “competente e responsável” quer Jerônimo Rodrigues: “vontade do povo vai ser determinante”

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) avaliou que a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17), …