A Volotea e a VINCI Airports assinaram um acordo de parceria que habilita a Volotea a integrar o programa de sumidouros de carbono florestal da VINCI Airports, com o objetivo de compensar suas emissões residuais de carbono e aquelas de seus clientes e parceiros.
Esse acordo estabelece diretrizes para implementar projetos de sumidouros de carbono florestal certificados e de alta qualidade, que serão baseados nas operações locais da Volotea e da VINCI Airports e desenvolvidos em parceria com stakeholders regionais, de forma a promover o desenvolvimento local. Iniciados recentemente no Aeroporto de Lyon Saint-Exupéry, onde a Volotea abriu uma nova base em junho de 2021, esses projetos serão beneficiados pela rede internacional da VINCI Airports, que consiste em 45 aeroportos em 12 países, permitindo uma variedade mais ampla de iniciativas.
Essa parceria reflete o compromisso da VINCI Airports em apoiar as companhias aéreas em seus esforços para descarbonizar a aviação. Ao se juntar ao programa da VINCI Airports, a Volotea está investindo em projetos que lhe permitirão compensar suas emissões de carbono. A Volotea tem trabalhando na transição para uma indústria de aviação menos poluente desde a sua origem. Seus esforços têm se concentrado no valor da rede e ecoeficiência, no desenvolvimento e implementação de iniciativas para reduzir as emissões das suas operações e no apoio a novas tecnologias e estratégias para acelerar o progresso em direção a um setor de aviação mais sustentável (a companhia aérea está trabalhando no desenvolvimento de uma aeronave 100% elétrica).
A VINCI Airports continua a focar na redução de emissões indiretas de escopo 3 através de iniciativas decisivas, como a implantação de combustíveis sustentáveis nos aeroportos de Clermont-Ferrand e Londres Gatwick, a introdução de um esquema de modulação de carbono para tarifas aeroportuárias de pouso e o desenvolvimento de hidrogênio para aviação.

O sequestro de carbono de emissões residuais é um elemento chave da estratégia ambiental da VINCI Airports, como evidenciado pelo lançamento do primeiro sumidouro de carbono florestal pelos Aeroportos de Lyon, em parceria com o Departamento do Rhône e a ONF (Agência Florestal Francesa), em junho de 2021.
Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: “junto com biocombustíveis sustentáveis e hidrogênio, o sequestro de carbono florestal é uma parte da nossa estratégia abrangente para descarbonizar as viagens aéreas. Essa parceria demonstra nossa habilidade de oferecer soluções relevantes para os nossos clientes, parceiros e todos os usuários da nossa rede de transporte”.
Carlos Muñoz, Fundador e CEO da Volotea, comentou: “Nós estamos extremamente entusiasmados com a parceria que assinamos com a VINCI Airports. Nossas duas empresas compartilharam a mesma visão para o setor aéreo e nós estamos convencidos de que o futuro será sustentável. Esse projeto reflete o desejo da Volotea de compensar suas emissões de carbono e desenvolver um setor de aviação mais limpo e ambientalmente amigável”.