Workshop discutirá ações para construir economia resiliente em Salvador

A Prefeitura realiza nesta quarta-feira (21), entre 8h30 às 12h, o workshop “Gerando valor para o setor privado na estratégia de resiliência de Salvador”. O evento, que será no auditório da Fecomércio, na Av. Tancredo Neves, é voltado para empresários e visa discutir a construção de uma economia resiliente na capital baiana e iniciar o diálogo com empresas que possam se integrar a essa agenda na cidade. A iniciativa é promovida em parceria com a Fundación Avina, 100RC (100 cidades resilientes) e Fumin (Fundo Multilateral de Investimentos do grupo BID).

A expectativa é que os resultados do projeto abranjam a inclusão de ferramentas que estimulem a participação do setor privado na agenda de resiliência local, o mapeamento de cenários de vulnerabilidade e a elaboração de propostas para a implementação de medidas de prevenção, gestão e respostas a estresses naturais. Além disso, serão lançados dois editais para identificar até cinco inovações que fortaleçam a economia resiliente e até três soluções que possam ser convertidas em modelos de negócios sustentáveis.

América Latina – Outras três cidades, além de Salvador, têm trabalhado para melhorar a resiliência urbana na América Latina, através da incorporação do setor privado no desenvolvimento e implementação dos planos de resiliência das cidades: Buenos Aires, Quito e Cidade do México. Nos quatro locais, as frentes de trabalho estão voltadas para o fortalecimento do ecossistema de atores, políticas e iniciativas para a resiliência urbana; fomento à inovação para a resiliência, com o lançamento de dois editais para o apoio de até três inovações; apoio e incubação das inovações selecionadas; e a criação de um laboratório de resiliência urbana na América Latina, com o objetivo de articular as iniciativas no tema para facilitar o intercâmbio de experiências, modelos de negócios, conhecimentos e tecnologias. 100 RC – Salvador é uma das 100 cidades no mundo beneficiadas com o Programa das Cidades Resilientes (100 RC) da Fundação Rockefeller. Com isso, a capital integra a comunidade de lideranças e cidades inovadoras que estão sendo preparadas para promover a resiliência urbana no mundo. O programa, através do constante diálogo com a sociedade, tem incentivado a busca por soluções e estimulado a elaboração de políticas públicas que melhorem a vida dos cidadãos.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …