Com 21 facções criminosas no estado, Bahia enfrenta crime organizado sem resposta efetiva do “governador”petista Jerônimo Rodrigues

Um levantamento recente da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) revelou a complexidade e o alcance das organizações criminosas dentro do sistema prisional brasileiro. Segundo o estudo, 88 facções atuam em 1.760 pavilhões prisionais espalhados pelo país, sendo que o Nordeste concentra o maior número delas, com 46 organizações.

Dentro dessa realidade, a Bahia desponta como o estado com mais facções, somando 21 grupos criminosos, enquanto o Sul e o Sudeste seguem com significativas presenças, especialmente no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, onde há intensa rivalidade entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho).




No cenário nacional, o PCC se destaca como a organização criminosa mais presente, com atividades em 24 estados e no Distrito Federal, ficando ausente apenas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já o CV, originado no Rio de Janeiro, marca presença em quase todo o país, exceto São Paulo e Rio Grande do Sul.

O levantamento indica também que 72 dessas facções operam em nível local, 14 têm atuação regional, e duas, incluindo o PCC, possuem influência nacional e até internacional, evidenciando o poder de alcance e a organização interna dessas facções.

A situação alarmante ressalta a necessidade de estratégias de combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios, reforçando a complexidade do desafio para as autoridades.

A disseminação das facções pelo território brasileiro demonstra não apenas o aumento da criminalidade nos presídios, mas também os riscos de expansão e conexão desses grupos com redes criminosas fora dos muros prisionais.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …