Vereadores se articulam com foco na eleição para presidência da Câmara de Salvador

reabertura_das_atividades_na_camara_municipal_de_s_20152214427347637

Vereadores eleitos e reeleitos nas eleições no dia 2 de outubro terão, em janeiro, uma nova eleição, desta vez, para a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Ao menos por enquanto, nenhuma chapa foi apresentada e os nomes ainda não foram especulados para o cargo de presidente. Os vereadores da situação e da oposição para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Salvador não vão poupar esforços e vão usar suas forças políticas para fechar acordos em torno da indicação dos possíveis nomes para definição de candidaturas e formação de chapas para disputa à eleição da futura mesa diretora do legislativo municipal a partir de janeiro de 2017.

Os cinco vereadores da base de apoio ao prefeito ACM Neto, entre eles, Geraldo Júnior (SD), Isnard Araujo (PHS), Joceval Rodrigues (PPS), Leo Prates (DEM) e Tiago Correia (PSDB) se unem para montar o movimento “Câmara Democrática”, que afugenta e descarta de uma vez a possibilidade do quinteto político apoiar a reeleição do vereador reeleito Paulo Câmara (PSDB) a mais um mandato na presidência da Câmara, algo que está fora de cogitação. O grupo de vereadores pretende a partir deste movimento apresentar uma nova agenda para a Câmara Municipal até início de novembro deste ano além de apoiar o candidato do movimento que tiver maior apoio.

“Criamos um movimento onde sairá um candidato único. Quem tiver mais apoio será o candidato de todos”, disse Leo Prates.

Em 2013, Câmara foi eleito para o cargo de presidente do legislativo municipal com o apoio dos cinco colegas, mas para o quinteto, o cenário político mudou e eles pretendem articular apoios para formar uma nova chapa em torno de uma nova candidatura para disputar um dos cargos mais importantes no legislativo.

O tucano pode travar uma disputa interna dentro do campo político para definir sua corrida novamente ao comando do Legislativo em 2017, mas o atual presidente vai se articular de todas as maneiras para conseguir viabilizar apoio entre outros colegas para sair novamente como candidato em busca de mais uma condução da Câmara.

Câmara, por sua vez, já retorna aos trabalhos no legislativo na ‘saia justa’. O tucano conta que vai iniciar as conversas sobre sua reeleição a presidência da Casa para conseguir viabilizar apoios à sua candidatura. Ainda não se sabe, mas ao que tudo indica, Câmara pode receber reforço da oposição.

 Os vereadores e seus partidos se movimentam e se articulam para indicar e definir possíveis nomes que podem concorrer ao comando da Casa, mas ainda não há postulantes ao cargo de presidente colocados ‘na mesa’ para a disputa à presidência do legislativo municipal.

O presidente, vice-presidente e os secretários da próxima mesa diretora da Câmara Municipal de Salvador serão escolhidos pelos 43 vereadores eleitos e reeleitos para ocupar o comando do legislativo nos próximos quatro anos.

Rafael Santana/Foto: Reprodução/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …